Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Covid-19: Big Data poderá auxiliar governo a monitorar fluxo de pessoas


06/04/2020 - 17:20




O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou e irá e enviar um ofício nesta segunda-feira, 6 de abril, à operadora de telefonia Vivo, solicitando que disponibilize acesso a uma plataforma de dados Big Data da empresa, que contém registro dos assinantes de Campinas. A medida foi anunciada em transmissão ao vivo na tarde desta segunda-feira. 
 
 
 
O objetivo é que, com acesso a essa plataforma, seja possível monitorar os deslocamentos das pessoas pela cidade e direcionar ações para combater a disseminação do coronavírus. A Covid-19 foi declarada como pandemia em lei federal 13.979/2020 e conforme decreto municipal 20.771/2020.
 
 
 
O número do celular e a identidade de cada assinante é preservada. O que aparece na plataforma é um dado anônimo, como se fosse um código. O sigilo de cada pessoa é totalmente resguardado.
 
 
 
Pela plataforma será possível visualizar se há concentração, aglomeração ou aumento de fluxo em algum ou mais pontos da cidade, como por exemplo, em áreas de hospital ou centros de saúde ou em áreas comerciais, de trânsito ou de lazer, para tomar as medidas necessárias, seja na área da saúde ou da segurança.
 
 
 
 
A ideia é verificar junto a outras operadoras de celular a possibilidade de disponibilizar o mesmo serviço.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Prefeito assinou ofício solicitando acesso à plataforma de dados das empresas de telefonia | Crédito: Carlos Bassan

Prefeito assinou ofício solicitando acesso à plataforma de dados das empresas de telefonia