Sanasa vai dar isenção da tarifa de água para famílias de baixa renda

26/03/2020 - 12:22

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, determinou nesta quarta-feira, dia 25 de março, em transmissão ao vivo por uma rede social, medidas emergenciais com o objetivo de beneficiar a população mais prejudicada economicamente pela pandemia do coronavírus. O anúncio foi feito juntamente com o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, e técnicos da empresa e as medidas passam a vigorar nesta segunda-feira, 30 de março.

A primeira será isentar da cobrança da tarifa de água as famílias de baixa renda, totalizando 77 mil pessoas, que consomem até 10 metros cúbicos (10 mil litros) durante os meses de
abril, maio e junho.

A segunda medida, válida para todos os consumidores residenciais do município, será calcular os valores da tarifa pela média consumida nos meses de março, abril e maio de 2019. A decisão foi tomada em função de um possível aumento considerável no consumo desde o início da quarentena.

As normas passam a valer para as leituras feitas a partir de segunda-feira, 30 de março, com vencimento em 27 de abril. O consumidor que já recebeu a fatura deve efetuar o pagamento normalmente.

Com relação às faturas em atraso, a análise será feita caso a caso, levando em conta as questões sociais e econômicas de cada consumidor em débito.

As medidas, anunciadas pelo prefeito Jonas Donizette e autorizadas pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – ARES PCJ, não implicarão de forma alguma em reajuste na tarifa. Os custos da Sanasa com todas essas medidas serão subsidiados pela própria empresa de saneamento.

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeito, presidente e técnicos da Sanasa em transmissão ao vivo hoje | Crédito: Fernanda Sunega

Prefeito, presidente e técnicos da Sanasa em transmissão ao vivo hoje

Crédito: Fernanda Sunega