Atendimento no CPAT deve ser agendado no 156 a partir desta quarta-feira

17/03/2020 - 18:01

Como medida preventiva para evitar a propagação do novo coronavírus em Campinas, o atendimento ao público nas unidades Centro, Ouro Verde e Campo Grande do CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador) passará a ser feito somente mediante agendamento por meio do Serviço 156. A medida entra em vigor a partir desta quarta-feira, dia 18 de março, e por tempo indeterminado.

O objetivo é evitar a aglomeração e contato entre as pessoas, reduzindo o risco de transmissão da doença que já matou um e contaminou outras 290 no Brasil, conforme os números oficiais das autoridades de saúde divulgadas até esta terça-feira, dia 17 de março.

A decisão de evitar a aglomeração de pessoas dentro do CPAT segue as deliberações do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (Covid-19) e dos termos do decreto municipal publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, dia 17 de março, que trata das medidas para conter o avanço da doença em Campinas.

De acordo com o diretor de Trabalho e Renda, Dirceu Pereira Junior, o atendimento obedecerá aos seguintes critérios de agendamento:

- O serviço de intermediação de mão de obra do SINE (Sistema Nacional de Emprego) atenderá três pessoas a cada meia hora, das 7h30 às 17h30.

- O atendimento do seguro-desemprego, uma pessoa por hora, das 8h às 16h.

- O serviço de atendimento ao microempreendedor individual (MEI) acolherá uma pessoa a cada 30 minutos, das 8h às 16h.

- O Banco do Povo Paulista atenderá uma pessoa a cada meia hora, das 10h às 16h.

- Os programas de Economia Solidária (feiras e cooperativas) e Primeiro Emprego/Aprendiz Campinas atenderão somente por telefone e visitas nos locais.

Serviços suspensos

Os serviços de orientação de currículos, entrevista de emprego, marketing pessoal e dinâmicas de grupo estão suspensos por tempo indeterminado. Também foi suspensa a oferta de salas para que empresas façam seleção de mão de obra nas dependências do CPAT, por não apresentarem condições de ventilação adequadas.

A agenda das próximas oficinas da Casa do Empreendedor e do Sebrae voltadas para pequenos empreendedores, como a de Fluxo de Caixa que estava marcada para o próximo dia 24 de março, também foi adiada.

Aplicativos

Alternativamente ao atendimento agendado pelo Serviço 156, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda recomenda o uso de aplicativos de celular para a consulta de vagas de emprego, intermediação de mão de obra e solicitação de seguro-desemprego. Através destes aplicativos, o trabalhador consegue consultar a vaga do seu interesse, se cadastrar e retirar carta de encaminhamento para seleção, tudo on-line.

Os aplicativos podem ser baixados nos seguintes endereços eletrônicos:

CPAT Vagas (consulta de vagas online)

Emissão de Carteira de Trabalho Digital

Solicitação de Seguro-Desemprego

Intermediação de mão de obra

www.gov.br/trabalho

Mais informações sobre o Covid-19, orientações e medidas preventivas adotadas em Campinas para combater a pandemia podem ser obtidas no site https://covid-19.campinas.sp.gov.br/ .

Crédito: Divulgação - Trabalho e Renda

Foto: Aplicativos são alternativa ao atendimento presencial | Crédito: Divulgação - Trabalho e Renda

Aplicativos são alternativa ao atendimento presencial