Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Trabalho e Renda abre nova temporada de oficinas para empreendedores


14/02/2020 - 17:45




  

Pelo terceiro ano, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, por meio da Casa do Empreendedor e em parceria com o Sebrae Aqui, promove a temporada de oficinas gratuitas de capacitação e formação para empreendedores. A primeira turma de 2020 se reúne na próxima terça-feira, dia 18 de fevereiro, às 14h, para aprender como gerir o fluxo de caixa e melhorar a gestão financeira de um negócio próprio. O curso é gratuito e será realizado na unidade centro do CPAT, avenida Campos Sales, 427.

 

 

Os interessados podem se inscrever pessoalmente no CPAT, a partir das 8h, munidos de documento de identidade com foto. A distribuição de senha se encerra às 15h. O atendimento vai até as 16h30. A lista de inscrição permanecerá aberta até terça, momentos antes do início da aula, mas quem não conseguir vaga, já que são limitadas, poderá se inscrever para as próximas turmas, que serão realizadas nos dias 10 e 24 de março.

 

 

Em 2019, foram realizadas 18 oficinas com 970 pessoas inscritas. Dessas, 476 compareceram às oficinas de Fluxo de caixa, Ganhe mercado, Empreendedorismo como opção de carreira, Começar bem formalizado e Inove para ganhar mais.

 

 

Para o secretário de Trabalho e Renda de Campinas, Luis Yabiku, o sucesso nos negócios depende de vários fatores e a gestão financeira é essencial para a continuidade e crescimento da empresa, não importando o tamanho dela. “É muito importante dominar os conceitos, técnicas e ferramentas de controle de movimentações financeiras para mitigar os riscos do negócio”, explica Yabiku.

 

 

Dicas sobre fluxo de caixa

 

 

De acordo com o portal do Sebrae na internet, as três dicas fundamentais para uma boa gestão financeira são as seguintes:

 

  • 1 – Inicie lançando no Contas a Pagar e Contas a Receber os compromissos já assumidos e os valores a receber, já conhecidos ou facilmente estimados.

     

  • 2 – Estime sempre as despesas ainda não lançadas no Contas a Pagar, tais como impostos, contas de água, luz, folha de pagamento, etc. Tente também conhecer a sazonalidade dessas contas, suas datas de vencimento e reajustes para melhor estimar.

     

  • 3 – Nas vendas à vista, utilize como base a média diária das vendas realizadas normalmente. Considere também os meses de movimento mais fortes ou mais fracos para a média. Seja conservador nessas estimativas, que serão muito facilitadas se um controle diário de receitas e despesas for mantido.

 

 

Lembre-se: as despesas são quase sempre certas e as receitas quase nunca.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação - Trabalho e Renda

Foto: Oficinas alertam os empreendedores para os principais pontos ... | Crédito: Divulgação - Trabalho e Renda

Oficinas alertam os empreendedores para os principais pontos ...

Crédito: Divulgação - Trabalho e Renda

Foto: ... que devem ser observados para garantir a continuidade e o crescimento da empresa | Crédito: Divulgação - Trabalho e Renda

... que devem ser observados para garantir a continuidade e o crescimento da empresa