Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Emdec presta apoio a 13 desfiles carnavalescos entre 14 e 16 de fevereiro


14/02/2020 - 12:21




A operação especial de trânsito e transporte programada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para apoiar o Carnaval 2020 prossegue neste final de semana. Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, serão 13 eventos carnavalescos apoiados pela Emdec, em nove regiões do município (Barão Geraldo, Cambuí, Centro, Jardim Bandeiras II, Sousas, Taquaral, Vila Industrial, Vila Padre Manoel de Nóbrega e Vila União). 
 
 
As intervenções viárias que integram a Operação Carnaval têm o objetivo de garantir a segurança e fluidez no trânsito. Agentes da Mobilidade Urbana realizam os bloqueios e desvios necessários para a realização dos eventos, além de auxiliarem motoristas e pedestres. 
 
 
Também acompanham o embarque e desembarque dos usuários do transporte público coletivo e orientam os motoristas sobre possíveis alterações nos itinerários dos ônibus. Ao todo, serão cerca de 60 agentes da Mobilidade Urbana empenhados na operação nos três dias de folia. 
 
 
City Banda
 
 
No sábado, 15 de fevereiro, a Emdec presta apoio operacional para o desfile da “City Banda”, destaque entre os blocos carnavalescos, com expectativa de 60 mil participantes. A concentração tem início às 12h, na Praça Arautos da Paz, ao lado da Lagoa do Taquaral. O encerramento do evento está previsto para as 18h. 
 
 
O desfile do trio elétrico tem saída prevista para as 15h. O percurso abrange as vias Vital Brasil, Dr. Heitor Penteado e Dona Luísa de Gusmão. 
 
 
As medidas programadas pela Emdec começam às 8h e prosseguem após o encerramento do bloco, acompanhando a movimentação nas vias impactadas até as 22h. Serão cerca de 20 agentes da Mobilidade Urbana prestando apoio operacional ao evento.
 
 
 
Na madrugada de sábado, a Emdec realiza reserva de vagas, coibindo o estacionamento no entorno da praça, para aumentar a fluidez viária. Os bloqueios viários serão executados a partir das 8h. As interdições impactam todo o entorno da Praça Arautos da Paz, especialmente o quadrante entre as vias Vital Brasil e Leonardo da Vinci.
 
 
 
O desfile da City Banda provoca alterações no itinerário das seguintes linhas do transporte público coletivo: 171 – Campinas Shopping / Shopping Dom Pedro); 307 – Interbairros; 308 – Interbairros; 345 – Carlos Lourenço / Cidade Judiciária; 348 – Vila Marieta / Cidade Judiciária; e 359 – Esmeraldina / Cidade Judiciária.
 
 
 
Para atender o aumento da demanda de usuários do transporte público decorrente do evento, a Emdec determinou a operação de quatro linhas especiais, com sete veículos no total. A operação ocorrerá nos períodos entre 10h e 13h; e 16h e 20h, com intervalos de 10 minutos. As linhas terão saída do Terminal Central e destino até a Praça Arautos da Paz, na altura da Rua Percílio Neto.    
 
 
Também serão mantidos dois veículos reservas nos terminais Campo Grande e Ouro Verde, entre 11h e 18h, para atender eventual aumento da demanda de usuários.
 
 
Região central
 
 
Nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, os agentes da Emdec monitoram o evento “Cordão do Félix”, que ocorre na Praça Carlos Gomes, no período das 18h até 0h. A organização estima a participação de cerca de  mil foliões. 
 
 
Ainda na região central, ocorre o desfile do bloco “Nem Sangue Nem Areia”, na Vila Industrial. O evento ocorre no domingo, 16 de fevereiro, no período das 13h até as 21h; e deve reunir 3 mil pessoas. Seis agentes da Mobilidade Urbana realizam as intervenções viárias. 
 
 
A concentração do bloco será na Rua Francisco Teodoro, próximo ao portão de acesso da Defesa Civil. O desfile segue pelas vias Rangel Pestana, Dr. Salles Oliveira e São Carlos, retornando ao ponto da concentração pela Francisco Teodoro. 
 
 
Também no domingo, a Emdec monitora a evolução do “Grito de Carnaval”, que ocorre na Estação Cultura, a partir das 14h. O evento se estende até às 21h e deve reunir 3 mil foliões. 
 
 
O desfile do “Bloco do Bob” completa a programação carnavalesca na região central. O evento ocorre no domingo, na região do Largo Santa Cruz, no Cambuí, no período das 16h às 19h. Cerca de 3 mil pessoas são esperadas pela organização. 
 
 
Quatro agentes da Mobilidade Urbana prestam apoio operacional ao desfile. A concentração inicial será na Rua Irmãos Bierrembach e o itinerário segue pela Avenida Júlio de Mesquita até chegar ao Centro de Convivência, onde ocorre a concentração final. 
 
 
Barão Geraldo
 
 
O Distrito de Barão Geraldo será palco de três blocos carnavalescos, no domingo. A Praça do Coco recebe o bloco “Unidos do Axé”, no período das 14h até às 16h30. A movimentação dos foliões abrange as vias José Martins, Maria Ferreira Antunes e Carlos Martins. Três agentes da Emdec apoiam o evento, que devem reunir cerca de 100 pessoas. 
 
 
O bloco “Maracatucá” será apoiado por quatro agentes da Emdec, no período das 16h até às 18h. A organização estima a participação de 1,5 mil foliões. O percurso do desfile abrange as vias Manoel Antunes Novo, Agostinho Pattaro, Jerônimo Páttaro, Santa Isabel, Vitorino Ferrari e Luíz Vicentin Sobrinho, com dispersão na Praça Ângelo Carlini. 
 
 
Já para o desfile do bloco da Associação Cultural Berra Vaca, que ocorre entre 18h e 22h, serão oito agentes da Emdec atuando na operação. A concentração será entre as ruas Júlia Leite de Barros e Eduardo Modesto (Praça Sibipiruna). O percurso seguirá pelas vias Santa Isabel, Lucinda de Carvalho Marques e Vitorino Ferrari, local da concentração final. A expectativa dos organizadores é que o evento reúna cerca de 3 mil foliões. 
 
 
Sousas
 
 
No Distrito de Sousas, estão programados dois blocos carnavalescos neste fim de semana. No sábado, entre 14h e 18h, seis agentes da Emdec prestam apoio operacional ao bloco “Unidos do Candinho”, que deve mobilizar cerca de 800 pessoas.
 
 
O desfile sairá do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, na Rua Helena Fabrini, seguindo pelas vias Conselheiro Antônio Prado, Cabo Oscar Rossin e Avenida Isabelita Vieira, até chegar à Praça Beira Rio, onde o bloco permanecerá até as 18h, horário previsto para a dispersão dos participantes. O trio elétrico ficará estacionado na Rua Monsenhor Dr. Emílio José Salim, em frente à Praça Beira Rio.  
 
 
Já no domingo, é a vez dos blocos “Reunidos na hora” e “Vai quem quer” irem às ruas de Sousas. O evento ocorre no período das 13h até as 19h, com expectativa de público de cerca de 300 pessoas. 
 
 
O bloco sai da Casa de Cultura e Cidadania, seguindo pela Rua Maneco Rosa até a Praça Beira Rio. Três agentes da Emdec realizam as intervenções viárias necessárias para a passagem do bloco. 
 
 
Mais eventos 
 
 
Outros três eventos carnavalescos estão programados para o domingo. No Jardim das Bandeiras II, dois agentes da Mobilidade Urbana apoiam a passagem do bloco “Quilombo Íris de Jesus”, entre 10h e 16h. O percurso abrange as vias Rodolfo Gottardello, Pedro Paulino e Manoel Bombati, com dispersão na Praça João Prates Prados.
 
 
Na Vila União, dois agentes da Emdec acompanham o desfile do bloco “Vem quem quer na União da Vila”, entre 14h e 20h. O bloco sai da Rua Dusolina Leone Tournieux e segue pelas vias José Augusto de Mattos, Sargento João Francisco Caprio e Antônio Moisés Saua. 
 
 
A Vila Padre Anchieta recebe evento carnavalesco comandado pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Leões da Vila, no período das 14h até as 21h. Serão dois agentes da Emdec apoiando o desfile, que parte da Praça da Integração e segue pelas vias São Cirilo, Papa São Sérgio e São Matias. 
 
 
Cada um dos três eventos promete mobilizar 300 foliões. A população pode esclarecer dúvidas sobre as intervenções viárias e alterações no transporte público pelo telefone “Fale Conosco Emdec 118”. 
 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Arquivo PMC/Carlos Bassan

Foto: São 13 eventos carnavalescos com apoio operacional da Emdec | Crédito: Arquivo PMC/Carlos Bassan

São 13 eventos carnavalescos com apoio operacional da Emdec

Crédito: Divulgação

Foto: Horários das linhas especiais  | Crédito: Divulgação

Horários das linhas especiais