Comitê Intersetorial discute política para a população em situação de rua

11/02/2020 - 15:02

Na manhã desta terça-feira, dia 11 de fevereiro, reunião ampliada do Comitê Gestor do Plano Intersetorial de Atenção à População em Situação de Rua de Campinas discutiu questões que envolvem a elaboração da política municipal de atendimento integral a esse segmento da população.

O encontro reuniu os membros do Comitê que representam 15 órgãos da administração pública direta e indireta e também representantes de outros órgãos da sociedade civil organizada como a OAB 3ª Subseção de Campinas, a Arquidiocese de Campinas e a Câmara Municipal. Também participaram profissionais, técnicos da área, pessoas em situação de rua e cidadãos interessados no tema.

Para o coordenador do Comitê Gestor, Mário Dino Gadioli, essa foi uma excelente reunião porque trouxe vários questionamentos das pessoas envolvidas com a questão. “A cada colocação feita abrimos a possibilidade de  qualificar o nosso trabalho. Afinal, política pública se faz assim, ouvindo os protagonistas para que possamos fazer as adequações necessárias”, detalhou.

De acordo com a diretora do Departamento de Operações de Assistência Social, Sílvia Brito, esses encontros são momentos importantes para dar visibilidade aos serviços existentes no município e também reafirmar o propósito de continuar avançando, além de colher as demandas da população. “Este é um espaço de compreensão coletiva da atuação de cada serviço. Também é um momento de abertura em que a participação da população em situação de rua e de outros atores possibilita alcançarmos uma unidade no entendimento desse fenômeno complexo e multidimensional que exige ação intersetorial”, completou.

As pessoas que se encontram em situação de rua vem de uma longa trajetória de rupturas  - familiares, comunitárias e sociais que podem envolver o uso de substâncias psicoativas, desemprego, conflitos familiares, orientação sexual, entre outras questões. Portanto, são situações específicas que demandam uma compreensão ampliada e exigem ações de diversas áreas para oferecer um novo projeto de vida a essas pessoas. “Além disso, é preciso que a pessoa em situação de rua se comprometa com o plano de atendimento, elaborado em conjunto com o técnico de referência, e se coloque no centro do seu plano para conseguir avançar”, explicou a diretora.

Comitê

O Comitê envolve as áreas de Saúde, Assistência Social, Habitação, Comunicação, Segurança Pública (Guarda Municipal), Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Gabinete do Prefeito, Serviços Públicos, Transporte, Trabalho e Renda, Verde e Meio Ambiente e Serviços Técnicos Gerais (Setec).

Atualmente, além da participação de representantes dos órgãos públicos municipais, o comitê conta com representantes da Câmara Municipal, OAB 3ª Subseção, pessoas em situação de rua, Arquidiocese de Campinas, dos serviços da rede de atenção a essa população, Casa de Oração de Campinas, Fórum Direitos Humanos, Conselho de Segurança (Conseg) Centro, Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU).

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: A diretora do Departamento de Operações de Assistência Social, Sílvia Brito, avalia que encontros dão visibilidade à rede de serviços | Crédito: Luiz Granzotto

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Representantes da população em situação de rua e de entidades públicas e da sociedade civil participaram | Crédito: Luiz Granzotto