Vice-prefeito participa da formatura da primeira turma da padaria social

10/12/2019 - 16:23

O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, participou na tarde desta terça-feira, 10 de dezembro, da formatura da primeira turma de mulheres do curso da padaria social do Instituto Gastronômico das Américas (IGA) de Campinas. A formatura foi na sede do IGA, no Cambuí. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.

“Aqui pude ver a magnitude do trabalho de vocês. Tenho certeza de que temos um mercado gastronômico pujante e sofisticado, que valoriza esse conhecimento. Fizeram uma boa escolha“, disse o vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira ao formandos. Depois ele entregou o primeiro certificado à formanda Michele dos Santos Martins.

A padaria social é um convênio do IGA com a instituição assistencial “Os Seareiros” – Casa de Jesus, com o objetivo de capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social, dando a oportunidade de geração de renda por meio da fabricação de pães.

A primeira turma contou com 14 alunas, entre 18 e 45 anos, que tiveram aulas de panificação e aprenderam a preparar delícias como pães, broas, croissant e outros.

O chef executivo do IGA é André Otero, que agradeceu pela parceria com o município. “Queremos devolver o apoio que sempre tivemos. A ideia é ampliar, que as alunas passem a vender a produção.”, disse o chef André.

A padaria social foi lançada, oficialmente, no dia 27 de outubro, durante o Interiga Brasil 2019, em Campinas (etapa final do 8º concurso Internacional de Gastronomia) e contou com a presença de grandes chefs convidados, como o chef francês Erick Jacquin, conhecido pelo programa de TV Masterchef Brasil.

O curso teve duração de 90 horas. A iniciativa é importante porque permite oferecer às mulheres com vulnerabilidade social a oportunidade de aprender um ofício, para que possam empreender e ter uma renda. Também participaram da formatura o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, André von Zuben e a diretora de Turismo, Alexandra Caprioli.

O Instituto Gastronômico das Américas (IGA) foi fundado em 2001, na Argentina, e está no Brasil desde 2008, onde conta com 62 unidades. Também está presente em países como Paraguai, Uruguai e Bolívia.

A instituição Os Seareiros mantém diversas iniciativas de amparo à comunidade por meio de projetos filantrópicos nas áreas de saúde, educação e esportes.

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Vice-prefeito entrega certificado para Michele dos Santos Martins | Crédito: Luiz Granzotto

Vice-prefeito entrega certificado para Michele dos Santos Martins

Crédito: Luiz Granzotto