Resultado de parceria entre SVDS e PUC-Campinas em exposição no Paço

09/12/2019 - 12:13

Quem passar pelo saguão do Paço Municipal até a próxima sexta-feira, 13 de dezembro, poderá conferir uma exposição com os resultados obtidos pelo Projeto de Eficiência Energética, uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) com a Pró-Reitoria de Extensão Universitária da PUC-Campinas. Estão expostos alguns dos pôsteres gerados ao longo dos dois anos de trabalho.

O Projeto de Eficiência Energética surgiu a partir do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a SVDS e a PUC que, ao longo de quatro anos, teve diversos desdobramentos: oferecimentos de vagas para realização do estágio obrigatório dos alunos da graduação de diversos cursos; realização de projeto de parque linear através do Programa de Educação Tutorial (PET), além deste projeto de Eficiência Energética.

Nesta segunda-feira, 9, às 12h, o secretário da SVDS, Rogério Menezes, a coordenadora de Extensão Universitária da PUC-Campinas, professora Teresinha Moraes,  e o professor orientador do projeto,  Francisco Salles, fazem a abertura simbólica da exposição no Paço.

Sobre o projeto

O Projeto de Eficiência Energética visou, ao longo de dois anos, tratar o assunto com a discussão aprofundada em quatro grandes setores de consumo: iluminação, equipamentos de baixa potência, equipamentos de alta potência e climatização.

Foi abordado um tema por semestre e o trabalho consistiu em, a partir do estudo de caso do Paço Municipal, fazer análises aprofundadas de como melhorar a eficiência energética de edificações.

No primeiro semestre de 2018, o setor abordado foi o de iluminação e, no segundo, equipamentos de baixa potência, tais como ventiladores, computadores, eletrodomésticos, entre outros.

No primeiro semestre de 2019, foram estudados os equipamentos de alta potência (bombas d'água e motores dos elevadores) e, no segundo semestre, foram feitos estudos sobre conforto térmico.

Metodologia

O estudo de caso consistiu em uma série de reuniões técnicas entre funcionários da Prefeitura (sobretudo SVDS e do Departamento de Gestão Predial) com o professor orientador e seus alunos (de extensão, de estágio e voluntários). Com o uso de ferramentas como levantamentos de campo, análise da conta de energia, apuração da quantidade e tipos de lâmpadas substituídas, entre outras, foram desenvolvidas propostas sustentáveis de economia no consumo da eletricidade destinada aos 19 andares do Paço Municipal. O estudo pode servir também de base para que o conhecimento seja propagado à população, através de cartilhas elaboradas pelos alunos e professor.

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Rogério Menezes confere trabalhos | Crédito: Fernanda Sunega

Rogério Menezes confere trabalhos

Crédito: Fernanda Sunega