Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Grupo discute Conselho Gestor da APA do Campo Grande neste sábado


05/12/2019 - 13:43




A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) 
realiza neste sábado, 7 de dezembro, das 9h às 12h, na sede da Subprefeitura do Campo Grande, a terceira reunião com a finalidade de dar prosseguimento ao processo de formação do Conselho Gestor da APA (Área de Proteção Ambiental) daquela região. 
 
Neste encontro com moradores e vizinhos da área, A SVDS irá expor em detalhes como se dá a composição de um Conselho Gestor, quais os assentos a que cada setor da sociedade tem direito, chamamento público, entre outros temas.
 
De acordo com coordenadora Setorial do Verde da SVDS, Ana Paula Pellegrino, os encontros buscam informar e envolver a comunidade para falar sobre a importância da participação da sociedade civil no processo de gestão de uma área protegida e sobre como se dá o processo de criação de um conselho gestor. 
 
Conceitos como “Unidade de Conservação”, “APA”, “Conselho Gestor de Unidades de Conservação”, “Plano de Manejo” e afins, já foram apresentados nas reuniões anteriores. 
 
APA 
 
A APA do Campo Grande foi criada por meio do Decreto Municipal nº 17.357/11 (https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/index/visualizaroriginal/id/91402) com o objetivo de, entre outros, ampliar a área verde por habitante do Município e promover melhorias ambientais e de qualidade de vida da população. A Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é o órgão gestor responsável pela administração e coordenação das medidas necessárias para sua implementação, proteção e controle. 
 
 
Rica em nascentes, a APA de Campo Grande é considerada uma Unidade de Proteção de Uso Sustentável e abrange uma área de 959,53 hectares na qual estão fragmentos de floresta estacional semidecidual (47,56 ha), cerrado (28,30 ha), fragmento de transição entres estes (20,36 ha), mata mista (13,90 ha) e, em áreas de inundação, fundos de vale e campos de várzea (53,73 ha), totalizando uma área vegetada de 163,85 ha. 
 
 
A unidade está compreendida pela Estrada Municipal do Campo Grande e pelo limite intermunicipal Campinas-Hortolândia e Campinas-Monte Mor.
 
 
SERVIÇO
 
Oficina para formação do Conselho Gestor da APA do Campo Grande
 
Onde: Subprefeitura do Campo Grande
Quando: Sábado, 7 de dezembro
Horário: 9h às 12h
Endereço: Rua Natale Bertucci - Parque Valença 1

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Moradores e vizinhança debatem criação do Conselho Gestor da APA do Campo Grande | Crédito: Arquivo PMC

Moradores e vizinhança debatem criação do Conselho Gestor da APA do Campo Grande