Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Operação Verão começa para reduzir riscos com chuvas fortes


02/12/2019 - 19:23




 

A Defesa Civil de Campinas iniciou neste domingo, dia 1º de dezembro, a Operação Verão, que se estende até o dia o dia 31 de março de 2020. O objetivo é adotar medidas necessárias à redução dos riscos de desastres e, sobretudo, minimizar as consequências das chuvas fortes e dos temporais, recorrentes neste período.

 

 

Neste ano, a Defesa Civil de Campinas conta com novas ferramentas para auxiliar no monitoramento: 12 estações meteorológicas e 29 equipamentos que fornecem dados sobre índices de chuva, de temperatura, níveis pluviométricos, além de alertas e imagens de radar.

 

 

A Defesa Civil de Campinas é a única da região que publica em tempo real os alertas que chegam dos governos federal, estadual e órgãos de meteorologia. Também mantemos plantão de 24 horas de monitoramento”, explica o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. O aviso antecipado pode ajudar a salvar vidas em casos de chuva forte, enchentes, deslizamentos, incidência de raios e outros fenômenos meteorológicos.

 

 

No site “Campinas Resiliente”, o cidadão tem acesso a informações como alertas de temperatura e imagens de radar do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Defesa Civil do Estado, do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais (Cemaden), do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e desastres (Cemade), aviso de risco meteorológico, rede telemétrica (rios Atibaia, Jaguari, Capivari), sensor de alagamento de Sousas, entre outros. O site pode ser acessado no endereço https://resiliente.campinas.sp.gov.br/.

 

 

 

A Operação Verão envolve a participação das 11 entidades e secretarias municipais que compõem o Comitê Municipal de Gestão de Risco. Cada um executa sua tarefa visando aumentar a resiliência das comunidades para evitar as ocorrências graves durante o período de maior precipitação pluviométrica do ano.

 

 

Campinas é certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como cidade modelo de boas práticas na construção de resiliência para a redução de riscos e desastres. Em 2016, a cidade lançou o site Campinas Resiliente, disponível para todas as pessoas interessadas em acompanhar os alertas recebidos pela Defesa Civil. Em maio deste ano, a cidade conquistou o Prêmio Sasakawa das Nações Unidas para a Redução de Desastres. É o mais importante prêmio internacional concedido a instituições que tomam iniciativas ativas na redução de riscos de desastres.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução