Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Concerto de Verão do Projeto Primeira Nota deixa gosto de quero mais


27/11/2019 - 19:30




A primeira noite de apresentação dos Concertos de Verão do Projeto Primeira Nota, realizada na noite de ontem, terça-feira, dia 26 de novembro, encerrou com o público pedindo bis. O pedido foi atendido, e os jovens músicos tocaram "Lilás", canção de Djavan, mais uma vez. A diferença foi que a reprise foi acompanhada por palmas da plateia.
 
 
Para aqueles que ficaram com gostinho de quero mais, ainda haverá uma apresentação na noite desta quarta-feira, às 20h, no Teatro Castro Mendes, na Vila Industrial. A entrada é gratuita.
 
 
Os Concertos de Verão são apresentações anuais dos alunos do Projeto Primeira Nota, realizado pela Secretaria de Educação em parceria com o Instituto de Artes da Unicamp, que ensina crianças e jovens a cantar e tocar instrumentos musicais.
 
 
Na primeira noite, subiram ao palco as turmas de sopros, percussão e coral infantil. Nesta quarta-feira, se apresentam os estudantes de cordas e coral jovem. As apresentações são uma forma de dar aos jovens a experiência de se tocar ao vivo em um teatro profissional para uma ampla plateia. O Castro Mendes tem capacidade para receber cerca de 800 pessoas e costuma lotar nos Concertos de Verão.
 
 
O repertório é eclético. As turmas de sopros, percussão e coral infantil tocaram músicas como "Mulher Rendeira", de Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, "Star Wars", de John Williams, "Minha Canção", de Chico Buarque e "I Got You", de James Brown, entre outras. Além das músicas, a apresentação conta com um telão mostrando vídeos relacionados ao que está sendo tocado.
 
 
Projeto social
 
 
O Projeto Primeira Nota atende gratuitamente 300 crianças e jovens da cidade, em sua maioria de escolas públicas municipais. Os professores são todos alunos ou ex-alunos do Instituto de Artes da Unicamp.
 
 
A escola abrirá uma fase de matrículas para aulas em 2020 entre os dias 9 e 13 de dezembro. Informações sobre o processo de inscrição, requisitos e documentos necessários podem ser obtidas pelos telefone (19) 3235-2051 ou pelo e-mail sme.escolamusica@campinas.sp.gov.br.
 
 
Serviço:
 
Concertos de Verão Primeira Nota - cordas e coral jovem
 
Data: 27/11/2019
 
Horário: 20h
 
Local: Teatro Castro Mendes -  Rua Conselheiro Gomide, 62 - Vila Industrial
 
Entrada gratuita por ordem de chegada

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Primeira noite de apresentação dos Concertos de Verão... | Crédito: Carlos Bassan

Primeira noite de apresentação dos Concertos de Verão...

Crédito: Carlos Bassan

Foto: ...teve grande público,... | Crédito: Carlos Bassan

...teve grande público,...

Crédito: Carlos Bassan

Foto: ...que pediu bis ao final | Crédito: Carlos Bassan

...que pediu bis ao final

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Alunos ganham experiência... | Crédito: Carlos Bassan

Alunos ganham experiência...

Crédito: Carlos Bassan

Foto: ...e mostram o que aprenderam | Crédito: Carlos Bassan

...e mostram o que aprenderam