Seminário de Alimentação Escolar reuniu 500 diretores de escolas

01/11/2019 - 18:53

Pelo menos 500 diretores de escolas das redes municipais e estaduais, além das entidades conveniadas à Secretaria Municipal de Educação participaram do I Seminário de Alimentação Escolar, realizado na manhã de quarta-feira, 30 de outubro. Realizado pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), o evento aconteceu na arena Raphael Di Santo, no Jardim Garcia.

O CAE é um órgão fiscalizador e uma de suas principais funções é acompanhar todo o processo da alimentação escolar. O Conselho supervisiona desde a compra dos produtos, elaboração dos cardápios, até a chegada das refeições para os alunos.

Neste primeiro seminário, a programação dedicou a manhã para a apresentação do trabalho realizado pelo Conselho de Alimentação. Para ampliar os conhecimentos dos participantes, foram organizadas palestras abordando legislação, história e funcionamento do atendimento nutricional nas escolas da cidade.

O caráter deste evento é informar”, disse o presidente do CAE, Claudinei Almeida. Segundo ele, quando o seminário foi pensado, a ideia era aproximar os membros do Conselho dos gestores das escolas. Ele destacou o grande porte da estrutura atendida pela alimentação escolar, formada por 575 escolas públicas e conveniadas, onde são oferecidas diariamente 280 mil refeições para 183,5 mil alunos.

A Secretária Municipal de Educação, Solange Pelicer reforçou a proposta do I Seminário: “queremos que vocês conheçam os nossos conselheiros e toda a estrutura do Conselho. É importante que vocês tirem suas dúvidas e que tenham uma conexão com os conselheiros", disse para os presentes.

A programação incluiu uma palestra com a coordenadora da Alimentação Escolar da Rede Municipal, Maria Helena Antonicelli. Ela falou sobre o atendimento às escolas, na prática, enquanto Júlia Amorim, da gerência do Ceasa, explicou o funcionamento da logística no atendimento às escolas.

A história do atendimento nutricional em escolas no País e em Campinas, desde 1950, foi relatada por Rye Arrivillaga, que integra o Conselho do CAE. Airton Manoel dos Santos, também conselheiro, tratou da legislação.