Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Programas da Ceasa se destacam na luta contra o desperdício de alimentos


21/10/2019 - 15:51




Três programas da Ceasa (Centrais de Abastecimento de Campinas S/A) são destaque na luta contra o desperdício de alimentos na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Segundo levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, mais de 60 mil quilos de alimentos são jogados no lixo diariamente pelos 12 mil bares e restaurantes em funcionamento na RMC.
 
As ações da Ceasa vão ao encontro das diretrizes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, sigla do inglês Food and Agriculture Organization), que estima, no âmbito mundial, entre um quarto e um terço dos alimentos produzidos anualmente para o consumo humano se perde ou é desperdiçado. Isso equivale a cerca de 1,300 bilhões de toneladas de alimentos, o que inclui 30% dos cereais, entre 40 e 50% das raízes, frutas, hortaliças e sementes oleaginosas, 20% da carne e produtos lácteos e 35% dos peixes. A FAO calcula que isso seria suficiente para alimentar dois bilhões de pessoas.
 
Na Ceasa, as três ações que combatem o desperdício são o Programa Municipal de Alimentação Escolar, o Banco Municipal de Alimentos e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA). 
 
O Programa Municipal de Alimentação Escolar entrega diariamente 60 toneladas de alimentos para a merenda escolar, o que significa 265 mil refeições por dia. 
 
O Banco Municipal de Alimentos coleta produtos para entregar a entidades assistenciais cadastradas no município pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania. O programa atualmente beneficia 32 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.
 
O ISA é uma ONG parceira da Ceasa que atende mais de 33 mil pessoas mensalmente com alimentos que seriam jogados no lixo em Campinas. 
 
Na avaliação da FAO, erradicar a fome no Brasil requer que todos os setores da sociedade façam esforços para reduzir as perdas e os desperdícios. 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Arquivo

Foto: Programas alimentares da Ceasa garantem o aproveitamento de alimentos | Crédito: Arquivo

Programas alimentares da Ceasa garantem o aproveitamento de alimentos