Ponte sobre o Rio Atibaia será fechada ao tráfego a partir de segunda

18/10/2019 - 11:00

A partir da próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, a partir das 10h, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) interdita totalmente o tráfego de veículos na ponte sobre o Rio Atibaia, que liga a Rodovia Dom Pedro I (SP-065) ao distrito de Joaquim Egídio. A ponte está localizada na Estrada Municipal Dona Isabel Fragoso Ferrão (CAM-127), na altura do km 122 da Rodovia Dom Pedro I.

Trata-se de uma medida preventiva adotada em razão da proximidade do período de chuvas, quando o risco de transbordamentos e possíveis danos à estrutura é maior. A interdição atende a uma recomendação do Ministério Público, com base em estudos técnicos apresentados pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), com apoio da concessionária Rota das Bandeiras. O fechamento ocorre por tempo indeterminado.

“O objetivo é garantir a segurança dos usuários da via e evitar acidentes. Ainda que a acessibilidade seja prejudicada durante o período de interdição, a nossa prioridade, nesse momento, é preservar a segurança da população”, explica o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura também vinha monitorando a ponte, periodicamente, desde 2017. Em setembro deste ano, propôs a redução do peso máximo permitido por veículo, de quatro para duas toneladas.

Ao longo do período de chuvas, a estrutura continuará a ser monitorada e a viabilidade de reabertura avaliada.

Rota alternativa

A circulação de entrada e saída do município, na região, passa a ser feita exclusivamente pelo Distrito de Sousas. A Estrada Municipal Dona Isabel Fragoso Ferrão será devidamente sinalizada quanto ao bloqueio total da ponte.

A região impactada pela interdição apresenta baixa densidade populacional e baixo volume de tráfego. Os moradores do entorno da ponte deverão se deslocar pelo Distrito de Joaquim Egídio. Nesse caso, a rota abrange a Estrada Municipal Dona Isabel Fragoso Ferrão e a Rua Valentim dos Santos Carvalho, até chegar a Rodovia José Bonifácio Coutinho Nogueira (SP-81), que liga o Distrito de Joaquim Egídio ao Distrito de Sousas.

Para os usuários que trafegam pela pista Norte (sentido Anhanguera) da Rodovia Dom Pedro I ou pela Rodovia dos Agricultores, a orientação da concessionária Rota das Bandeiras é que sigam até o km 127 e utilizem a saída 127A para acessar o distrito de Sousas.

Já o motorista que trafega pela pista Sul (sentido Jacareí) da Dom Pedro I ou pela pista Norte (sentido Dom Pedro) do Anel Viário Magalhães Teixeira (SP-083) deverá usar a alça de retorno no km 126 da rodovia Dom Pedro I e, na sequência, seguir até a saída 127A para o acesso a Sousas.

Crédito: Divulgação

Foto: Interdição do tráfego de veículos na ponte que liga a Rodovia Dom Pedro I ao Distrito de Joaquim Egídio visa segurança da população | Crédito: Divulgação