Rede Municipal é referência em encontro nacional de alimentação escolar

27/09/2019 - 12:07

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Campinas foi convidada a compartilhar sua experiência no atendimento de necessidades especiais alimentares no Encontro Nacional de Alimentação Escolar (ENCONAE). O evento foi realizado pelo Centro de Estudos em Alimentação Escolar (CEAESP), em São Carlos, na última quarta-feira, dia 25 de setembro. O evento reuniu 750 gestores e pesquisadores da alimentação escolar de todo o país.

Maria Helena Antonicelli, que coordena a Conutri (Coordenadoria Setorial de Nutrição), da SME, realizou uma palestra sobre as adaptações que a Rede Municipal precisou realizar para atender a uma lei federal que passou a valer a partir de 2014. A mudança determina que as escolas públicas do País ofereçam alimentos para alunos que apresentem patologias e restrições alimentares, como intolerância à lactose ou diabetes, por exemplo.

Antes da lei, a Rede adaptava seu cardápio em caso de necessidades especiais específicas em determinadas escolas. Com a mudança, a SME passou a pensar nas necessidades dos alunos já no momento da compra de alimentos e elaboração do cardápio.

Entre as alterações realizadas para atender à nova legislação está a pesquisa de novos produtos, eliminação total de alimentos processados do cardápio, capacitação de cozinheiras, mudanças de planejamento e redução nas porções de sal e açúcar permitidos.

Maria Helena contou como a Rede municipal conseguiu realizar uma transição bem sucedida para atender à lei. Entre os novos produtos oferecidos estão biscoitos sem sal, pães de queijo sem lactose e macarrão sem glúten, por exemplo.