Sousas e Joaquim Egídio realizam o 6º Festival Gastronômico da Primavera

18/09/2019 - 11:59

Começa na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, a sexta edição do Festival Gastronômico da Primavera. Com o tema “Memórias e Tradições”, evento segue até o domingo, dia 22 de setembro, na Praça Beira Rio, em Sousas. Depois, o festival prossegue até o dia 6 de outubro, com ofertas especiais nos 11 restaurantes participantes. Na sexta, a festa na praça será das 18h às 22h; sábado e domingo, das 11h às 22h, com entrada gratuita.

O público também poderá aproveitar para visitar a tradicional feira de artesanatos “Vila das Artes”, com exposição e venda de produtos artesanais, degustar boas opções de vinho e cerveja artesanal, além de uma agenda completa de shows. A entrada é gratuita para toda a população. O festival tem a correalização da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.

Uma atração aguardada durante o final de semana inicial do Festival será uma exposição com objetos de famílias dos dois distritos, intitulada “Memórias e Tradições”, que ficará aberta na Casa de Cultura de Joaquim Egídio para visitação durante todo sábado e domingo, das 11h às 17h.

Os distritos de Sousas e Joaquim Egídio formam um dos principais polos de turismo gastronômico da região de Campinas. Pelo sexto ano consecutivo, o Festival Gastronômico da Primavera propõe resgatar, por meio dos sabores, um pouco da história e costumes desses locais ricos em receitas, agricultura, arte e lazer. Por isso, o tema “Memórias e Tradições”.

História é o que não falta nos dois distritos. Sousas é o distrito mais antigo de Campinas, foi fundada em 24 de julho de 1896. Já Joaquim Egídio, foi formado por volta de1894, e recebeu primeiramente o nome de Laranjal, por causa da grande quantidade de árvores existente entre os muito cafezais, que também eram comuns em Sousas. Antes de se tornar o Distrito de Joaquim Egídio, em 1958, recebeu também os nomes de São Luciano e São Joaquim.

Festa na praça

O Festival Gastronômico da Primavera começa com três dias de festa de abertura, de 20 a 22 de setembro, na Praça Beira Rio, em Sousas, com gastronomia a preços populares, atrações e lazer para toda a família.

Estão confirmadas as participações dos estabelecimentos: Assim Assim e Assado, Bar do Marcelino, Chubby Burguer, Estação Marupiara, Excelência Vinhos, Fogão Mineiro, Nero Gelato. Pasta Per Tutti, Sinhá Joana, Toca da Mangava e Vila Paraíso.

As atrações musicais prometem animar os visitantes. Serão realizados 10 shows durante os três dias da festa de abertura. No dia 20, sobem ao palco Kbelo e Jimmy (MPB) e Legião Urbana Cover Do Brasil (Rock). No sábado, dia 21, Wagner & Faty (MPB), Dr. Groove (Jazz), Lound Spikes (Pop/Rock) e Simca Chambord (Rock Clássico) vão fazer a animação da festa. Já no domingo, a programação começa com Grupo de Viola Escola Barreto Leme (Viola Caipira), seguido por Amigos Do Samba, Vélida (Pop/Rock) e encerra com The Joker (Rock / Tema de Filmes).

Após o fim de semana de abertura, o festival continua em 11 restaurantes, de 23 de setembro a 6 de outubro, oferecendo um cardápio especial de Primavera que inclui entrada, prato principal e sobremesa, com o preço fixo de R$ 69,90.  A Nero Gelato, participará com sobremesa a R$ 18,00 e a Toca da Mangava e a Rotisseria Pasta Per Tutti com um combo a R$50,00.

O Festival Gastronômico da Primavera de Sousas e Joaquim Egídio é uma iniciativa da Adegas (Associação dos Dirigentes de Estabelecimentos de Gastronomia), núcleo de Sousas e Joaquim Egídio. O festival já é um dos mais importantes eventos do calendário anual da cidade de Campinas no quesito gastronomia e por isso conta com o apoio da Prefeitura.

Opções gastronômicas

Os restaurantes participantes do 6º Festival Gastronômico da Primavera “Memórias e Tradições” preparam opções especiais para servir na praça Beira  Rio durante o próximo final de semana, nos dias de abertura do evento.

Confira abaixo as opções de cada restaurante:

Assim Assim Assado
- Lanche de costela no Bafo – R$ 20
- Hot Dog - R$ 15
- Pastel de carne ou queijo Minas Padrão - R$ 10

Bar do Marcelino
- Arroz Carreteiro com pernil - R$ 25
- Pimenta Recheada - R$ 7
- Lanche de Pernil - R$ 18

Chubby
- Especial Chubby - R$ 22 (Hamburguer de carne e linguiça, queijo, chimi churri, rúcula e maionese)
- Cheese – R$ 15 (hamburguer de carne, queijo, cebola caramelizada e maionese)