Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Fórum na Prefeitura apresenta conexão de negócios Brasil-Itália


11/09/2019 - 11:57




Com objetivo de fortalecer e projetar um futuro de relacionamento comercial entre empresas brasileiras e italianas, sobretudo, em Campinas e sua região metropolitana, a Affari Comunicação, empresa que proporciona a aproximação e interlocução comercial entre os dois países, realiza no dia 26 de setembro, o 1º Fórum de Negócios Conexão Brasil-Itália. Gratuito e direcionado a empresários e investidores, o evento acontece no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas, das 8h30 às 12h30, abordando três eixos centrais: “logística, transporte e infraestrutura”; “agronegócio e sustentabilidade”; “inovação e smart city”.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/forum-de-negocios-conexao-brasil-italia__636939 .
 
 
O fórum tem a presença confirmada do cônsul geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, e do cônsul honorário da Itália em Campinas, Álvaro Cotomacci, do secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, além de autoridades de Campinas e região.
 
 
A programação inclui palestras do secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben, que apresenta ‘Potencialidades de Campinas e região’. Em seguida ocorre a participação de Erica Di Giovancarlo, diretora geral da ITA (Italian Trade Agency), agência para internacionalização das empresas italianas e departamento para promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália. Sua abordagem é sobre o tema ‘Itália Hoje - internacionalização e oportunidades de negócios bilaterais’.
“A Prefeitura de Campinas vem trabalhando para apoiar e incentivar as empresas da cidade a exportarem seus produtos. Entre as ações, temos firmado parcerias em eventos que apresentem aos empresários as oportunidades e estratégias de negócios com o mercado internacional. Ao mesmo tempo, mostramos a outros países o potencial de se investir numa localidade tão importante como a Região Metropolitana de Campinas (RMC), composta por 20 cidades e que tem um PIB maior do que países como a Bolívia e o Paraguai”, destaca o secretário André von Zuben.
 
 
Encerrando a primeira parte da manhã, o Fórum apresenta o ‘case’ Indeco, empresa italiana, sobre novas tecnologias em equipamentos e investimento no Brasil.
 
 
Na mesa redonda, no primeiro eixo temático sobre logística, transportes e infraestrutura, o encontro conta com a presença do secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, que apresenta o “Panorama e Perspectivas para Logística, Transportes e Infraestrutura no Estado de São Paulo”.
 
 
No segundo eixo, o encontro terá apresentação do advogado italiano Giacomo Guarnera, da Guarnera Advogados, com o tema “Agronegócio italiano: dimensões, características, produção de máquinas e equipamentos unidos a tecnologia digital para eficiência e sustentabilidade”. Na sequência o engenheiro italiano Raffaele Tognacca, da GSA Advice, empresa de consultoria internacional para o tema “Inovação e Smart City: inovação tecnológica como suporte ao desenvolvimento de Smart Cities na Itália”.
 
 
Apoio e patrocínio de interesses comuns 
 
 
O evento conta com apoio institucional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas, por meio dos departamentos de Cooperação Internacional e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Consulado Geral da Itália em São Paulo, ITA – Italian Trade Agency, Agemcamp, Sebrae, Agropolo, Associação Brasileira de Startups e Fundação Fórum Campinas Inovadora.
 
 
O patrocínio Master é da empresa italiana Indeco S.p.A., fundada em 1976 como fabricante de rompedores hidráulicos e hoje uma marca global líder no setor de demolição e reciclagem, mineração e construção pesada. “Desde o início, aqui na Indeco Brasil, buscamos prever e reagir rapidamente às necessidades do mercado, estabelecendo uma qualificada Rede de Distribuidores em todo o País, aptas através de constantes treinamentos técnicos a oferecer um excelente Pós-Venda. Desde 1990 a Indeco S.p.A, foca na globalização da marca e no desenvolvimento de produtos full – liner, com constantes investimentos em R&D ”, divulga a empresa em www.indeco.it. 
 
 
No patrocínio standard estão a Green Has Italia, empresa italiana especialista em nutrição vegetal que melhoram a qualidade e quantidade das colheitas. Tem papel de liderança no mercado interno e no exterior. No Brasil, a filial fica em Jaboticabal– SP.  E também a Uni Global Telecom, operadora que oferece produtos e soluções de conectividade aos seus clientes em mais de 200 países.
 
 
Objetivos 
 
 
O objetivo do Fórum, de acordo com a relações públicas e criadora da iniciativa Conexão Brasil-Itália, Adriana Trentin, é criar debates sobre temas importantes e de interesse para as empresas de ambos os países. “Brasil e Itália têm longa tradição de relacionamento, com intenso diálogo político, intercâmbio de visões sobre temas internacionais atuais e proximidade social e cultural. Um país amigo do Brasil que fortalece cada vez mais sua presença em mercados consolidados e emergentes, amplia suas exportações, incentiva a internacionalização de empresas e novos acordos comerciais. É um ótimo momento para as empresas brasileiras se aproximarem, tomarem conhecimento e vislumbrarem novas possibilidades de negócios”, avalia. Vale lembrar que o Brasil tem a maior comunidade de italianos fora da Itália - com cerca de 30 milhões de pessoas entre cidadãos com dupla cidadania e descendentes - e que a Itália é o 11º mercado de produtos brasileiros e o 7º fornecedor brasileiro, o que coloca o país em segundo lugar entre os países europeus.
 
 
Itália hoje 
 
De acordo com a ITA (Italian Trade Agency), mais de um terço das exportações italianas, que em 2018 superaram 543 bilhões de dólares, compõem-se de máquinas e equipamentos mecânicos, sendo referência mundial em inúmeros segmentos.
 
 
A Affari 
 
 
Affari significa negócios em italiano. Foi pensando nisso que a Affari Comunicação criou o Conexão Brasil-Itália, uma iniciativa de aproximação entre culturas comerciais, integrando os mais diversos protagonistas com objetivos comuns: negócios. A Affari quer divulgar o que acontece de melhor na Itália, os produtos, serviços, tecnologia, gestão e proporcionar a integração e interlocução para geração de negócios bilaterais. Seu trabalho compreende a assessoria, geração de conteúdo, organização de missão empresarial e eventos relacionados à integração comercial entre os dois países.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Evento tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas. | Crédito: Arquivo PMC

Evento tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas.