Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Variedade de Feira Vegana atrai grande público à Estação Cultura


09/09/2019 - 17:50




 

 

No último domingo, dia 8 de setembro, a Estação Cultura sediou a segunda edição do Vegan Day Campinas – Festival Vegano, que atraiu cerca de quatro mil pessoas. O evento contou com mais de 40 expositores veganos de diversos segmentos, como alimentação, saúde, beleza, cuidados pessoais, artesanatos e moda.

 

 

A Vegan Day Campinas foi organizada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas. A feira ofereceu diversas opções de comida vegana, além de chope, sucos, refrigerantes, água e kombucha (bebida feita a partir da fermentação do chá).

 

 

As atrações musicais ficaram por conta de um DJ, do Trio de Cordas TerraChords e da cantora vegana Ana Cavalcanti, que apresentou hits da MPB (Música Popular Brasileira) acompanhada de Cainã Miachon (percussão) e Laércio Miranda (violão). O evento também contou com oficinas culinárias, yoga e rodas de conversa sobre vários temas.

 

 

Para a coordenadora da SVB Campinas, Mara Ando, a grande presença de público confirmou a ascensão do movimento vegano. “A Vegan Day Campinas 2019 reforçou o que pensamos: as pessoas caminham em busca de uma alimentação mais consciente, que não traga sofrimento aos animais e danos ao planeta. O grupo de Campinas da Sociedade Vegetariana Brasileira agradece a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, por apoiar o nosso evento”, afirmou. A coordenadora recordou ainda os números de uma pesquisa de 2018, que apontou que 14% da população brasileira se declararam vegetarianos, um crescimento de 75% deste público em comparação com levantamento de 2012.

 

 

Veganismo

 

 

A Sociedade Vegetariana Brasileira atua desde 2003 promovendo o vegetarianismo como uma opção alimentar ética, saudável e sustentável. A instituição também trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos.

 

 

O vegetarianismo é o regime alimentar que exclui todos os tipos de carnes. Entre as suas classificações está o vegetarianismo estrito, que tem a mesma filosofia do veganismo no âmbito alimentício, não utilizando nenhum produto de origem animal na sua alimentação, incluindo ovos e laticínios. 

 

 

O veganismo, segundo definição da Vegan Society, é um modo de viver que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais - seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas do consumo.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação - Desenvolvimento Econômico

Foto: Feira recebeu cerca de quatro mil pessoas | Crédito: Divulgação - Desenvolvimento Econômico

Feira recebeu cerca de quatro mil pessoas

Crédito: Divulgação - Desenvolvimento Econômico

Foto: Público tinha à disposição grande variedade gastronômica... | Crédito: Divulgação - Desenvolvimento Econômico

Público tinha à disposição grande variedade gastronômica...

Crédito: Divulgação - Desenvolvimento Econômico

Foto: ... incluindo o espetinho vegano | Crédito: Divulgação - Desenvolvimento Econômico

... incluindo o espetinho vegano

Crédito: Divulgação - Desenvolvimento Econômico

Foto: O Trio de Cordas TerraChords foi uma das atrações musicais do evento | Crédito: Divulgação - Desenvolvimento Econômico

O Trio de Cordas TerraChords foi uma das atrações musicais do evento