Campinas sedia capacitação para inclusão de refugiados no mercado

06/09/2019 - 15:20

Campinas recebe a terceira edição da oficina para a inserção laboral de migrantes em situação de vulnerabilidade realizada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM). A capacitação que ocorre na próxima terça-feira, dia 10, tem como objetivo a implementação de políticas para migrantes em situação de vulnerabilidade no setor privado, esclarecendo mitos e dúvidas sobre o processo de contratação, prestação de assistência e documentação. As inscrições, além de gratuitas, podem ser realizadas em formulário online clicando no link http://bit.ly/OficinaMigranteCampinas

Segundo os organizadores, a escolha de Campinas para receber a capacitação ocorre pela cidade ser reconhecida nacionalmente como polo tecnológico em franco desenvolvimento e que atrai variedade de profissionais, principalmente especializados. A cidade é também o segundo município paulista que mais recebeu imigrantes e refugiados nas últimas décadas. Este pool de talentos oferece às empresas a possibilidade de incentivo à inovação, melhor desempenho na conquista de novos mercados e oportunidades para compartilhar aprendizados e crescer na interculturalidade, dentre muitos outros benefícios.

Com as oficinas, a OIM e seus parceiros pretendem auxiliar o setor privado no desenvolvimento de ações e políticas corporativas para a contratação de imigrantes e refugiados. O intuito é promover a valorização da troca de conhecimentos e a interculturalidade. A atividade é voltada para empresários, organizações não governamentais e sindicatos de categorias.

“Contratar imigrantes e refugiados representa para as empresas ganho em diversidade, convivência com o diferente, dedicação e mão de obra qualificada. E, além de enriquecer a cultura corporativa, a empresa ganha também em melhoria de sua imagem ao demonstrar estar preocupada com as causas sociais”, ressalta o diretor de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos da Prefeitura de Campinas, Fábio Custódio.

Esta edição conta com o apoio financeiro do governo da Holanda e é executada em parceria com a Integra Diversidade, o Observatório das Migrações em São Paulo, a Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos da Prefeitura de Campinas, e o Núcleo de Estudos de População Elza Berquó, da Universidade Estadual de Campinas. O conteúdo das capacitações foi desenvolvido no ano de 2018 com financiamento do Fundo de Desenvolvimento da Organização Internacional das Migrações.

A série de oficinas promovida pela OIM já passou por Boa Vista, Curitiba, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro.

Serviço
Oficina para inserção de imigrantes em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho brasileiro

Data: 10 de setembro
Horário: 8h30 às 12h