SVDS promove capacitação dos provedores de serviços ambientais

06/09/2019 - 09:22

Os proprietários das 18 áreas rurais de Campinas selecionadas pelo Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA Água) irão passar, na próxima terça-feira, 10 de setembro, por uma oficina de capacitação a ser desenvolvida no Sítio Vale das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio.

Durante o curso, os provedores de serviços ambientais - como são chamados os proprietários rurais selecionados - conhecerão práticas e ações sustentáveis de produção agrícola e gestão hídrica que podem contribuir com a melhoria da conservação da água (objetivo maior do programa) e com o aumento dos pagamentos por serviços ambientais realizados pela Prefeitura de Campinas.

Edital

Das 20 propriedades que se inscreveram no Edital 01/2018 do PSA Água, 18 foram selecionadas e cadastradas no programa, totalizando 560 hectares em áreas rurais do Município com 30 nascentes.

Pelo Edital 01/18 do PSA Água foram selecionadas 18 das 20 propriedades inscritas e cadastradas no programa, totalizando 560 hectares em áreas rurais do Município com 30 nascentes.

O primeiro Edital (01/17) habilitou 2 propriedades (105 ha com 8 nascentes) no programa, que já iniciaram as ações de recuperação e preservação das suas áreas protegidas (Áreas de Preservação Permanente - APP e Reserva Legal), de adequação do saneamento rural e conservação do solo, além do recebimento, até o momento, de aproximadamente R$ 25.000,00 em pagamento pelos serviços ambientais prestados na conservação da água e do solo.

Os proprietários rurais habilitados ao PSA Água recebem incentivos monetários e não monetários, previstos no Termo de Adesão firmado entre as partes.

O pagamento aos proprietários rurais habilitados no PSA Água poderá atingir em 2019 o valor de R$ 17.631,00 por propriedade por ano, ou seja, 250 UFICs (cada UFIC vale R$ 3,5262) hectare ano, para um teto de até 20 hectares.

Entre os benefícios não monetários estão o recebimento de ações e equipamentos de saneamento básico rural (fossas sépticas e biodigestores comerciais); assistência técnica para conservação do solo e plantios de mudas por meio do Banco de Áreas Verdes (BAV).

Segundo o secretário da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Rogério Menezes, a Prefeitura de Campinas “visa aumentar a recuperação de suas áreas protegidas, em especial as APPs, e melhorar a condição das águas para o abastecimento da cidade e da região, ao mesmo tempo que fomenta a produção sustentável de alimentos e incentiva o produtor rural a conciliar agricultura com o meio ambiente”, afirma o Secretário.

As propriedades rurais de Campinas contempladas com incentivos monetários ou não monetários podem ser visualizadas no Portal Geoambiental da SVDS:  https://geoambiental.campinas.sp.gov.br/ . Mais informações sobre o PSA estão disponíveis em: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente/pagto-serv-ambientais.php .

Serviço

2ª Oficina de Pagamento por Serviços Ambientais - Capacitação dos Provedores de Serviços Ambientais: Ênfase na fragilidade e Potencialidade do uso do solo

Dia:10/09/2019

Horário:14H às 17H00 horas