Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Relação entre Van Gogh e Gauguin é tema de peça no Castro Mendes


19/08/2019 - 17:11




De outubro a dezembro de 1888, na pequena Arles, na França, dá-se um encontro explosivo entre aqueles que viriam a ser considerados, futuramente, como dois dos grandes artistas da história da humanidade: o holandês Vincent Van Gogh (1853-1890) e o francês Paul Gauguin (1848-1903).  O episódio é tema do espetáculo  Van Gogh por Gauguin, escrito por Thelma Guedes, com direção de Roberto Lage, que será apresentado no próximo domingo, 25 de agosto, às 19h, no Teatro Castro Mendes. A entrada é gratuita.
 
 
Como não se trata de um espetáculo biográfico, mas de um encontro ficcional entre os artistas, vividos por Alex Morenno (que atualmente vive o vilão Robson da novela "Órfãos da Terra"), e Augusto Zacchi,  a direção priorizou o trabalho de interpretação para criar um universo cênico que remeta aos padrões cromáticos dos dois pintores, levando o espectador a refletir sobre o que levou essa grande amizade a um trágico fim. 
 
 
Em um febril período de apenas dois meses, em que eles dividem a pequena Casa Amarela, em Arles, na isolada região rural francesa, vivendo e pintando juntos, as profundas diferenças de temperamento e de visão artística provocam embates, muitas vezes violentos, culminando no famoso e terrível desfecho no qual, após uma forte discussão, Paul decide partir de volta a Paris e Vincent reage, intempestivamente, decepando a própria orelha. 
 
 
Em 1890, o atormentado Van Gogh tenta suicídio com um tiro na barriga, que o levaria à morte no dia seguinte. Gauguin, por sua vez, em 1891, depois de uma bem sucedida exposição, realiza o sonho de ir morar no Taiti. Lá, produz vigorosamente até que, abatido por uma sífilis não diagnosticada, vai sendo excluído da sociedade e abandonado pelos seus. É sobre esse episódio mal sucedido que se pauta o espetáculo Van Gogh por Gauguin. “A intenção é trazer para cena um Van Gogh espectral, fruto do inconsciente delirante de Gauguin que, sofrendo com as consequências da sífilis, acredita estar morrendo”, comenta o diretor Roberto Lage. 
 
 
Para o ator Alex Morenno, "tem sido um aprendizado poderoso tanto como ator ou mesmo como homem poder dar a minha versão de Vincent Van Gogh no teatro. O Lage foi muito preciso na sua condução, me provocou até quando achei que não poderia mais aguentar, mas de maneira amorosa, querendo tirar de mim algo que nem eu mesmo conhecia. Nesse sentido Augusto Zacchi, meu parceiro de cena, também foi incansável, me ajudou muito na minha construção. Seguimos firmes procurando o melhor jogo possível. Tudo isso graças a esse texto tão lindo que a Thelma Guedes nos presenteou, com alma e poesia".
 
 
Após a exibição, os atores e o diretor convidarão o público para um bate-papo sobre o processo criativo da montagem.
 
 
Serviço
Espetáculo Van Gogh por Gauguin 
 
Quando: domingo, 25 de agosto, às 19h
Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas). Telefone (19) 3272-9359.
Gênero: Drama
Duração: 75 minutos
Classificação: 14 anos
Entrada gratuita

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Cena do espetáculo Van Gogh por Gauguin: entrada gratuita | Crédito: Divulgação

Cena do espetáculo Van Gogh por Gauguin: entrada gratuita