Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Projeto Escalada começa na Emef Benevenuto de Figueiredo Torres


14/08/2019 - 17:15




O Projeto Escalada, que vai levar uma parede de escalada para 32 escolas municipais, começou a ser implantado nesta quarta-feira, dia 14 de agosto. A primeira unidade a receber as atividades foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Benevenuto de Figueiredo Torres, no Jardim São José. O projeto é uma parceria entre as secretaria de Educação, de Esportes e Lazer, Sanasa e Raineri Consultoria & Projetos Especiais.
 
 
A ideia de oferecer a prática da escalada para os alunos da rede municipal surgiu depois que o Comitê Olímpico Internacional incluiu a escalada como uma das modalidades esportivas. A estreia será no ano que vem, nas Olimpíadas de Tóquio.
 
 
Para o alpinista Rodrigo Raineri, é importante levar o esporte para um público mais amplo, uma vez que ele ajuda a desenvolver o equilíbrio, o autocontrole, trabalha músculos em todo o corpo e ainda auxilia aqueles que têm medo de altura.
 
 
A escalada é feita em uma parede de 6,5 metros de altura, com capacidade para que duas pessoas subam ao mesmo tempo. Elas são presas a um sistema de ganchos e roldanas que evita acidentes, caso alguém caia ou se solte. A parede pode ser desmontada e transportada com facilidade de uma escola para outra. Participam do projeto estudantes que estão entre 6° e  9° anos do Ensino Fundamental.
 
 
O projeto
 
A primeira etapa do projeto foi realizada com alunos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professor Benevenuto de Figueiredo Torres. 
 
 
A parede foi instalada no Centro Esportivo Educacional do bairro. Winny Marinho e Yan Felipe estão no 7° ano e participam do projeto. Os dois disseram que superaram o medo de altura para participar da atividade. Ambos acreditam que o encorajamento veio do incentivo dos colegas, e que agora ficou muito mais fácil deixar o medo de altura de lado.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: A parede de escalada será levada para as escolas municipais de Campinas para incentivar o esporte | Crédito: Divulgação

A parede de escalada será levada para as escolas municipais de Campinas para incentivar o esporte