I Mostra de Solos é atração no Centro Cultural Casarão nesta semana

12/08/2019 - 12:11

Da capoeira Angola à loucura, do circo à obra de Clarice Lispector, os temas da I Mostra de Solos do Casarão, que acontece de terça a domingo, 13 a 18 de agosto, sempre às 20h, são tão diversos quanto os artistas que farão suas performances no palco do Centro Cultural Casarão.

Os solos teatrais têm o hibridismo de linguagens como forte característica. São espetáculos que podem trazer à cena técnicas circenses, mas de formas muito diferentes. Técnicas que podem estar à serviço de uma autobiografia imaginária do autor/ator, como é o caso do solo “Das Alturas de mim mesmo”. Já em “O Sole Mio” e “Fiorella Desequilibrada”, o público poderá conferir o universo do circo presente não só como técnica,  com as figuras do clown e da equilibrista.

A música transita pelos solos de maneira variada. O violoncelo está em cena "Das Alturas de Mim Mesmo", e a sonoridade popular brasileira e latina em “Entre Violas e Coros” e “Kapu’era”,que explora a sonoridade e plasticidade do berimbau para narrar a relação entre um mestre de capoeira Angola e seu discípulo.

No fim de semana, a Mostra mergulha no universo da literatura.  “Narrativas do Indizível”, no  sábado, é livremente inspirado na obra de Clarice Lispector, dirigido pela argentina Andrea Ojeda.  “Euétheia, um elogio à loucura”, no domingo, aborda a obra filosófica de Erasmo de Roterdã de maneira surpreendente e visualmente impactante.

Os ingressos são disponibilizados gratuitamente a partir de uma hora antes do espetáculo no próprio local.

Terça, dia 13 de agosto
Número “O Sole Mio” (abertura)
Espetáculo:  Kapu'era - Guga Cacilhas

Quarta, dia 14 de agosto
Espetáculo: Fiorella Desequilibrada - Cia Suno

Quinta, dia 15 de agosto
Espetáculo: Show Entre violas e coros- João Arruda

Sexta, dia 16 de agosto
Das Alturas de Mim Mesmo - Cia ORUÃ

Sábado, dia 17 de agosto
Espetáculo: "Narrativas do Indizível" - Lila Marília

Domingo, dia 18 de agosto
Espetáculo: Euétheia, um elogio à Loucura -  Cia Paraladosanjos

Mostra de Solos do Casarão
Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/nº, bairro Terras do Barão. Campinas).
Horário: sempre às 20h.
Entrada gratuita.