Sinfônica e instrumentistas chineses fazem apresentação no sábado

14/08/2019 - 10:45

A Orquestra Sinfônica de Campinas se une a instrumentistas e cantores chineses para uma apresentação especial no dia 17 de agosto, às 20h, no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”. Com repertorio de músicas brasileiras e chinesas, a apresentação, inédita no Brasil, será realizada em comemoração às relações Brasil-China. A entrada é gratuita, mas a organização sugere a doação de um quilo de alimento não perecível.

O concerto é uma realização do Centro Cultural da Ásia em São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria de Cultura, e conta com o apoio do Consulado Geral da China em São Paulo.

A apresentação vai comemorar duas datas importantes celebradas em 15 de agosto referentes à conexão entre os dois países: 45 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China e o Dia do Imigrante Chinês, comemorado em Campinas por meio de lei municipal de 2018. O concerto também será uma homenagem ao Aniversário de 70 anos da fundação da República Popular da China, celebrado em 1º de outubro.

O Brasil tem atualmente entre 250 mil e 300 mil chineses e descendentes, de acordo com os dados de 2012 da Associação Chinesa do Brasil e do Consultado Chinês de São Paulo. Destes, 180 mil estão no Estado de São Paulo. Em Campinas, vivem cerca de 250 famílias chinesas. "Será um dia especial. É uma ação que, por meio da arte e da cultura, estreita ainda mais as relações entre Campinas e a China. A cidade conta hoje com várias empresas chinesas e a Prefeitura recebe, com frequência, delegações de cidades chinesas que buscam parcerias com a nossa cidade. E temos também uma grande comunidade chinesa em Campinas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben.

O Centro Cultural da Ásia em São Paulo é uma empresa responsável por promover a cultura asiática para o público brasileiro por meio eventos culturais e esportivos, palestras e workshops. O Centro Cultural ressalta que esse formato de apresentação, unindo instrumentos tradicionais da China e uma orquestra sinfônica, acontecerá pela primeira vez no Brasil.

Na abertura deste encontro especial, a Orquestra Sinfônica interpreta os hinos nacionais da República Popular da China e do Brasil. Sob a regência do maestro titular da Orquestra Sinfônica de Campinas, Victor Hugo Toro, a apresentação terá início logo em seguida com um repertorio internacional, contendo obras dos compositores chineses Zheng Lu & Ma Hongye (“Boas novas de Pequim para a fronteira”), He Zhanhao & Chen Gang (“Liang Shanbo e Zhu Yingtai”), Wang Luobin (“Naquele lugar distante”) e Bao Yuankai (“Melodia do Bambu Roxo”), e também do poeta escocês Robert Burns (“Amizade para Sempre”).

O programa terá também obras marcantes do maestro e compositor Cyro Pereira - “Gonzaguiana - Fantasia sobre temas de Luiz Gonzaga”, “Caymminiana”, coletânea de músicas de Dorival Caymmi, e “Só Sambas”, um pout pourri de sambas conhecidos com arranjos do maestro.

Haverá, ainda, apresentação do Quarteto de Cordas Vocais, formado por multiinstrumentistas e compositores, que executarão músicas tradicionais brasileiras, com arranjos vocais e instrumentais próprios.

O grupo convidado será composto por 15 músicos chineses que moram no Brasil e tocarão instrumentos típicos da China, como erhu, pipa, sheng, yangqin, guzheng e dizi. Na primeira parte do concerto, os artistas chineses apresentarão canções de seu país de origem e tocarão, com seus tradicionais instrumentos, músicas do Brasil e da China. Na sequência acontece a performance da Orquestra Sinfônica de Campinas, que também interpreta músicas dos dois países, além de apresentar uma obra acompanhada do instrumento erhu e de cantores chineses.

Exposição Fotográfica

Antes da apresentação, o Teatro Castro Mendes abre suas portas, a partir das 18h, para uma exposição fotográfica com imagens dos 45 anos da relação bilateral entre Brasil e China.

Os alimentos arrecadados na entrada serão destinados ao Banco Municipal de Alimentos de Campinas, que atende 120 entidades assistenciais cadastradas.

Crédito: Divulgação

Foto: Parte dos artistas chineses que estarão junto com a Sinfônica de Campinas | Crédito: Divulgação

Parte dos artistas chineses que estarão junto com a Sinfônica de Campinas

Crédito: Divulgação