Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Movimento das Minas exibe documentário neste sábado no CEU Vila Esperança


09/08/2019 - 16:09




O Movimento das Minas, grupo de jovens criado a partir do diagnóstico territorial qualitativo da região de atuação do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Espaço Esperança, apresenta neste sábado, dia 10 de agosto, o documentário "Não foi a primeira, que seja a última". 
 
 
O vídeo, de aproximadamente 50 minutos, aborda o papel da mulher na sociedade sob a luz do machismo. A exibição será na sede do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Vila Esperança, às 15h. 
 
 
O processo de produção do documentário contou com o apoio da equipe técnica do CRAS e da Coordenadoria da Juventude que disponibilizou três estagiárias e bolsistas do Programa Juventude Conectada para orientar a edição do material. 
 
 
“Entendemos que essas jovens são protagonistas e potenciais agentes de transformação social, por isso,  num trabalho  de construção coletiva, o Movimento das Minas, depois de um ano de produção vai lançar o documentário com o maior orgulho”, relatou a psicóloga do CRAS Giovana Frau. 
 
 
Movimento das Minas
 
O diagnóstico qualitativo realizado na região de abrangência do CRAS Vila Esperança identificou um alto índice de violência doméstica de gênero contra mulheres. A partir desse estudo foi criado o Movimento das Minas que, alinhado ao papel da proteção social básica de prevenção, tem participado de diferentes ações na região. 
 
 
Diante deste contexto, surgiu a ideia de produzir um documentário que falasse sobre a história de vida de mulheres da comunidade e em cargos de decisão e representatividade. O grupo também percorreu a rede de apoio à mulher em Campinas com o intuito de levar informação à população. 
 
 
Serviço:
Exibição do documentário "Não foi a primeira, que seja a última" 
 
Data: 10/08
Horário: 15h
Local: CEU Vila Esperança
Endereço: Rua Demerval da S. Pereira, s/nº- Vila Esperança