Ribeirão Preto vem buscar em Campinas gestão compartilhada de creches

29/07/2019 - 17:22

O modelo de gestão de creches compartilhadas com Organizações da Sociedade Civil, adotadopor Campinas, motivou o secretário municipal de Educação de Ribeirão Preto, Felipe Elias Miguel, a conhecer de perto o funcionamento destas unidades para levar o sistema para sua cidade. Ribeirão Preto conta tem 109 escolas próprias e 24 conveniadas. Nestas, entidades fazem a gestão integral.

Na manhã desta segunda-feira, 29 de julho, Felipe Miguel esteve com a secretária de Educação de Campinas, Solange Pelicer, visitando duas unidades da rede municipal, sendo uma administrada pelo município e outra com gestão compartilhada.

Em Ribeirão Preto ainda não há a gestão compartilhada. Este modelo será a saída para eles, que precisam abrir mais creches sem impactar a folha de pagamento do município”, disse a secretaria de Educação de Campinas. Ela afirmou que o representante de Ribeirão Preto ficou impressionado com o funcionamento das unidades campineiras.

O modelo que interessou ao chefe da pasta de Educação de Ribeirão Preto é o de cogestão. Neste caso, o município faz a cessão do prédio para o atendimento de crianças com idade de 0 a 5 anos, oferece uniforme e a alimentação escolar. Também é de responsabilidade do município fazer um repasse de verba, que varia de acordo com alguns critérios preestabelecidos.

A entidade que se torna parceira do município é escolhida por meio de um chamamento público. Entre os critérios exigidos pela Prefeitura estão apresentar projeto pedagógico e corpo técnico. Também é obrigatória a prestação de contas.

Atualmente, Campinas conta com 28 unidades com este modelo de gestão. Nas próximas semanas será inaugurado, neste mesmo perfil administrativo, o Centro de Educação Infantil Pastor Billy Graham, no Jardim São Domingos. A creche atenderá 326 crianças.