Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Ação marca dia mundial de luta contra a violência à pessoa idosa


11/06/2019 - 13:47




A ação “Idosos em Movimento” que acontece nesta sexta-feira, dia 14 de junho, na região leste da cidade marca o dia Mundial de Sensibilização da Sociedade Civil para a Luta contra a Violência à Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho. As atividades ocorrem entre 8h e 12h, na Praça Primavera (Campão), Rua dos Aimorés, 395, na Vila Costa e Silva. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade.
 
A proposta dos organizadores do evento é fechar o ciclo de discussões do primeiro semestre sobre a temática dos idosos. A coordenadora do DAS Leste, Maria José Tofoli, conta que a região onde será realizada a ação é constituída por bairros mais antigos de Campinas  como o Vila Costa e Silva, Vila Miguel Vicente Cury, Jardim Santa Cândida, Jardim Santa Genebra. 
 
“Por tratar-se de bairros mais antigos temos uma grande concentração de pessoas idosas que utilizam os serviços oferecidos pela rede municipal. E, dessa forma, aproveitamos para falar sobre as questões que envolvem a violência contra os idosos, por meio de rodas de conversa, de orientações, de escuta, entre outros atendimentos”, comenta.
 
Na sexta-feira, 14, para movimentar a manhã da região, serão oferecidas várias atividades. A música fica por conta de uma dupla sertaneja. Haverá ainda oficinas de flores, de boneca Abayomi e de laços. Os idosos também terão oportunidade de participar de uma dança sênior e receberão orientações sobre saúde bucal e assistência social. A van do Cadastro Único Móvel ficará no local para atender  novos cadastros. 
 
Rede Intersetorial
 
A Rede Intersetorial Vila Costa e Silva é composta por serviços de diferentes políticas públicas. Os equipamentos que estão envolvidos no evento são o Distrito de Assistência Social Leste (DAS Leste), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Convivência (Ceco) Espaço das Vilas, Centro de Referência à Saúde do Idoso (CRI), Centro de Saúde Vila Costa e Silva, Administração Regional 3 (AR 3), Praça de Esportes Primavera. 
 
Além desses, também integram a rede intersetorial os Centros Educacionais Integrados (CEI) Dona Júlia e Arthur Segurado, a Escola Estadual Adalberto Prado e Silva, Centro Atenção Psicossocial (Caps) Carretel e Conselho Tutelar.
 
 
 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução