Praça de Esportes do Ouro Verde terá 1º Passeio de Carrinho de Rolimã

15/05/2019 - 12:15

A Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) e a comunidade do DIC-6 promovem uma atividade diferente no próximo domingo, dia 19 de maio, na praça de Esportes Emil Rached, localizada na avenida Suaçuna, s/nº, no Dic-6. Trata-se do 1º Passeio de Carrinho de Rolimã do Distrito Ouro Verde. A atividade é gratuita e aberta ao público. As inscrições serão feitas no local. O passeio deve reunir os moradores do Dic-6, Vila ASeroporto e bairros vizinhos.
Durante o evento será realizado sorteio de um carrinho de rolimã e haverá brinquedos como pula-pula, apresentação musical e algodão-doce.

Quem tiver interesse terá a oportunidade de aprender a fazer o equipamento no local. Haverá instrutores para orientar sobre os equipamentos de segurança necessários. As crianças poderão ajudar na confecção do carrinho, com a supervisão de um adulto. O objetivo do evento, segundo os organizadores, é resgatar a antiga brincadeira com o carrinho de rolimã.
A atividade conta com o apoio da Emdec, Guarda Municipal, administração da Praça da Juventude e Associações dos Moradores do Dic-6 e Vila Aeroporto.

Confecção do equipamento

Para fazer carrinho de rolimã é necessário luvas, tábua de madeira, duas ripas, quatro rolimãs, um parafuso com porca e pregos, martelo, uma lixa e uma serra simples ou elétrica. Uma furadeira também será necessária, assim como um lápis para fazer marcação e um canivete para fazer ajustes. Antes, é preciso traçar o design aerodinâmico do carrinho, por se tratar de um veículo especial para descer ladeiras.

Carrinhos

Não se sabe ao certo a origem. Ao que tudo indica os primeiros carrinhos de rolimã foram construídos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte no final da década de 1960. As primeiras cidades a terem ruas asfaltadas e topografia íngreme.

1º Passeio de Carinho de Rolimã

Dia: 19 de Maio