10/05/2019 - 17:55
Qualificar o trabalho técnico de análise de projetos é o foco da capacitação sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) que ocorre nesta sexta-feira, dia 10 de maio, no Salão Vermelho do Paço Municipal. O curso, promovido pelo grupo Solpanamby, foi disponibilizado aos técnicos que atuam nas secretarias municipais de Planejamento e Urbanismo, Habitação, Transporte e Gestão e Controle.
O EIV é um estudo prévio, que deve ser associado a todo o processo de implementação do empreendimento, desde seu anteprojeto até a efetivação, para garantir sua aprovação e viabilização.
“Nós estamos em fase de elaboração do decreto regulamentador do EIV, previsto no Plano Diretor Estratégico e na Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo (LPOUS), por isso essa capacitação é muito importante para a nossa equipe, que atua diretamente na análise dos empreendimentos”, falou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Ruben Celso Quesiti Passos.
Conforme a legislação vigente, o EIV é um instrumento obrigatório tanto para obras públicas como privadas. “No entanto, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo só analisa e aprova obras particulares”, ressaltou o secretário.
Ministrado pelo engenheiro civil especializado em planejamento e gestão ambiental Fernando de Barros, o curso apontou os principais pontos de análise dos projetos. Esses documentos devem conter um estudo minucioso e objetivo dos impactos e efeitos causados por qualquer empreendimento que possa alterar o entorno.
De acordo com o palestrante, o EIV é um instrumento criado pelo Estatuto das Cidades em 2001 e que exige que o poder público analise os impactos e incômodos que o empreendimento urbano irá gerar para sua vizinhança. “Antigamente, os empreendimentos eram feitos e os impactos gerados ficavam para a Prefeitura resolver. Agora, antes da execução do empreendimento, é necessário analisar os impactos que serão gerados, para que se encontre formas de minimizar esses impactos”, comentou Barros.
Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados