Curso de Manicure e Design de Sobrancelhas revela talentos no Taubaté

15/02/2019 - 15:23

Uma série cursos promovidos pelo Trabalho Técnico Social (TTS) da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) está oferecendo a possibilidade real de inserção no mercado de trabalho. Com aulas regulares aplicadas por profissionais contratados, várias pessoas estão conseguindo obter conhecimento e reverter as técnicas aprendidas em fonte de renda.

Este é o caso da moradora Sueli Moreira Borges, do Residencial Vilas de Taubaté, na região Sul do município, que nem bem terminou o curso de manicure e já conseguiu o primeiro emprego formal, agora no início de 2019. Ela se formou em dezembro do ano passado, depois de uma carga horária de 38 horas/aula num curso ministrado pela empresa Acta Treinamentos.

Feliz com a conquista, Sueli diz que está ajudando na composição da renda familiar. “Consegui um emprego com carteira assinada no Espaço da Beleza, aqui no bairro mesmo, e meu expediente vai das 9h às 17h ou até quando tiver clientes. Estou aproveitando pra fazer também um curso de Design de Sobrancelha pra aumentar minha prestação de serviços. Eu estava desempregada e agora estou muito contente”, contou.

Parceiras nos cursos, as moradoras Yasmin Silva e Silva e Kesia Miguel Rosa também estão se especializando. Com uma média de cinco clientes por semana, Yasmin e Kesia contam com a ajuda da professora Elizabete Santana.

“O rendimento está sendo ótimo. Quando iniciamos o curso de Design de Sobrancelha tinha meninas que se quer sabiam como segurar uma pinça, mas agora elas estão se aprimorando e à espera dos clientes”, avaliou a professora.

Trabalho social

Segundo Jussara Pierini, assistente social responsável pela aplicação do Trabalho Técnico Social (TTS) no empreendimento Vilas de Taubaté, as pessoas recebem todo tipo de orientação. “Nós orientamos para que as pessoas se tornem microempreendedores individuais ou que, se isso não for possível, que ao menos se registrem como profissionais autônomos já que, sem despesas como aluguel, por exemplo, a possibilidade de ganho financeiro é maior”, afirmou.

Para o coordenador do TTS, Daniel Rocha, o curso abre portas para o futuro.
“A nossa satisfação é maior ainda quando o resultado é imediato. A ideia é que mais pessoas consigam uma colocação ou uma recolocação profissional e obtenham, assim, uma fonte de renda”, disse.

O TTS é desenvolvido pela Cohab-Campinas e engloba uma série de programas e atividades promovidas junto aos beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).

Crédito: Toninho Oliveira

Foto: A prática é aliada ao ensino teórico para um resultado que garanta empregabilidade | Crédito: Toninho Oliveira

Crédito: Toninho Oliveira

Foto: Grupo também recebe orientações sobre as vantagens de empreender | Crédito: Toninho Oliveira