Comitiva italiana esteve em Campinas para conhecer ambiente de negócios

05/02/2019 - 17:25

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, recebeu na manhã desta terça-feira, dia 5 de fevereiro, uma comitiva de empresários e contabilistas da Itália que vieram conhecer o ambiente de negócios da cidade. A visita também buscou estreitar os laços com a Administração Municipal e obter informações sobre o regime de tributação e incentivos fiscais oferecidos pelo município visando prospectar futuros investimentos e instalações de novas empresas italianas em Campinas.

Visando a abertura de mercado e a internacionalização de empresas, esta visita foi promovida pela Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas). No primeiro semestre de 2018, uma missão formada por 20 lideranças e empresários da contabilidade do Brasil visitou a Itália para firmar parcerias com entidades locais e trocarem informações sobre a burocracia italiana.

Além de reforçar o potencial econômico de Campinas no cenário brasileiro e as ações desta Administração para agilizar a abertura de empresas, o prefeito Jonas Donizette destacou a importância deste intercâmbio entre os profissionais contábeis no assessoramento aos empresários dos dois países. “Reconhecemos que uma das coisas que o Brasil precisa fazer para ficar mais competitivo é aprimorar a legislação, mas sabemos que a legislação tributária da Itália também não é simples. O italiano também tem muito problema com burocracia. Esse intercâmbio contribui justamente para que os contabilistas italianos possam compreender melhor as legislações, porque tanto lá como aqui, os negócios que são feitos no exterior têm a necessidade de passar pelas autoridades e regramentos dos países. E ter apoio de contabilistas locais capacitados ajuda muito”, avaliou Jonas Donizette.

O prefeito ainda lembrou que Campinas deve muito à colônia italiana. “Temos aqui várias empresas italianas. Aliás, algumas delas vieram durante o meu governo e se instalaram em Campinas oferecendo emprego para a população”, recordou. “Com certeza, vocês serão sempre bem-vindos em qualquer região do Brasil, mas quem escolher nossa cidade terá uma acolhida especial”, completou Jonas Donizette durante o encontro realizado na Sala Azul da Prefeitura.

A delegação estrangeira foi composta por 40 pessoas, entre elas, 29 italianos, empresários, contabilistas e consultores. A missão internacional no Brasil teve início nesta segunda-feira, 4 de fevereiro, quando o grupo esteve em São Paulo. Após Campinas, única cidade não-capital incluída no roteiro, a comitiva terá compromissos até sexta-feira (8/2) em Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. “Temos aqui uma delegação de qualidade e de profissionais que são importantes num ambiente de negócios, tendo condições de avaliar o real interesse das empresas e das instituições que desejam investir no Brasil”, disse o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira.

A recepção na Prefeitura ao grupo estrangeiro foi coordenada pelo Departamento de Cooperação Internacional, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas. Na reunião, o secretário da pasta, André von Zuben, apresentou importantes indicadores, infraestrutura e logística que colocam Campinas como uma das principais cidades do Brasil para se fazer negócios, além de citar leis municipais de incentivos fiscais para a instalação de novas empresas. “A Prefeitura tem uma tradição de relações internacionais e este encontro só reforça o papel que temos construído nos últimos anos.”

A classe contábil brasileira também esteve representada na reunião pelo presidente do Instituto Fenacon, Márcio Shimomoto, e pelo presidente do Sescon Campinas (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Metropolitana de Campinas), Rodrigo Gonzales. O evento contou ainda com outras autoridades da cidade, como o cônsul-honorário de Campinas, Álvaro Cotomacci.

Depois do encontro na Prefeitura, a delegação, acompanhada pelo vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira e o diretor de Cooperação Internacional, Tak Chung Wu, visitou em Campinas o Techno Park, um dos parques tecnológico do município, a Unicamp e a sede do Sescon local.

Foto: Prefeito de Campinas recebe comitiva italiana | Crédito: Luiz Granzotto

Prefeito de Campinas recebe comitiva italiana

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Prefeito e representante dos empresários e contabilistas italianos | Crédito: Luiz Granzotto