Vice-prefeito participa de celebração do Ano Novo Chinês, que começa dia 5

30/01/2019 - 18:31

O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, participou da solenidade de recepção ao Ano Novo Chinês, em evento realizado no dia 24 de janeiro no Consulado Geral da República Popular da China, em São Paulo. O Ano Novo Chinês começa oficialmente no próximo dia 5 de fevereiro e termina em 24 de janeiro de 2020.

O Novo Ano Chinês segue o calendário lunar no qual cada ano é representado por um dos 12 animais que atenderam ao chamado de Buda para uma reunião. Em 2019, o animal escolhido é o porco. “O Ano do Porco representa a inteligência. É um ano de grande significado, pois a economia chinesa está cada vez mais fortalecida pelos avanços científicos realizados pelo país. Nossa parceria com a China será renovada neste ano tendo como base a economia do conhecimento, das novas tecnologias e da inovação em todas as áreas”, destaca o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira.

A Prefeitura de Campinas também esteve representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, e pelo diretor de Cooperação Internacional, Tak Chung Wu. Eles foram recebidos pela anfitriã da festa - a cônsul-geral da China em São Paulo, Chen Peijie. A celebração no Consulado em São Paulo contou com apresentações artísticas típicas chinesas e exposições fotográficas.

Campinas possui afinidade com a China e mantém ótimo relacionamento com várias regiões do país asiático. Campinas é cidade-irmã de dois municípios chineses: Fuzhou, desde 1996, e Dongguan, a partir de 2016.

O secretário André von Zuben lembrou que a relação entre Campinas e China vem sendo estreitada cada vez mais nos últimos anos. Um exemplo recente é que em 2018 foi aprovada a lei que institui o Dia do Imigrante Chinês em Campinas, data que passou a fazer parte do calendário de eventos do município e será comemorada anualmente no dia 15 de agosto. No ano passado, a data foi celebrada na cidade, que possui uma grande comunidade chinesa, com um evento repleto de atrações típicas na Estação Cultura.

Crédito: Divulgação

Foto: Vice-prefeito deu boas vindas ao Ano Novo Chinês e acompanhou apresentação artística | Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Foto: Henrique e secretário André von Zuben entre autoridades e convidados | Crédito: Divulgação