Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Corte da Festa do Figo de Valinhos é recebida na Prefeitura de Campinas


15/01/2019 - 11:03




O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, e o diretor de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Quércia, receberam na manhã desta terça-feira, 15 de janeiro, a corte da 70ª Festa do Figo e 25ª Expogoiaba de Valinhos. Estiveram presentes a rainha, Gabriella Gavinelli, a 1ª princesa, Isabelly Godoi, acompanhadas de Iracema Previtale, mãe e representante do prefeito de Valinhos, Orestes Previtale.

 

A abertura do evento será no próximo sábado, dia 19 de janeiro, às 10h, que segue até 3 de fevereiro, sempre de quarta a domingo, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. A entrada é franca. “Esta é uma festa muito tradicional e importante, que destaca a nossa região na produção de frutas”, enfatiza o secretário André von Zuben.

 

Haverá shows musicais regionais, praça de alimentação, parque de diversões, entre outras atrações. A expectativa é de ampliar a comercialização de frutas durante o evento. No ano passado foram mais de 220 toneladas de frutas comercializadas. Entre as novidades da festa para este ano está uma homenagem aos 65 da imigração japonesa em Valinhos.

 

Entre as referências da festa estão o Tombo da Polenta e a Pisa da Uva. Haverá, ainda, espaço para artesanato local. A organização estima que passem pela festa cerca de 100 mil visitantes.

 

Sobre a Festa

Segundo informações da Prefeitura de Valinhos, a Festa do Figo é comemorada todos os anos desde 1939, com exposição e vendas de frutas produzidas no município e uma série de eventos que lembram a fruticultura local introduzida pelos colonos italianos. A festa teve sua primeira edição em 1939 para arrecadar recursos para a construção da Igreja Matriz de São Sebastião, padroeiro da cidade. 

 

O criador da quermesse foi o então jovem e recém-chegado padre Bruno Nardini, que promoveu o Festival da Colheita, para que a população comprasse frutas do produtor, entre elas o figo roxo. A cultura do figo roxo em Valinhos foi introduzida pelo imigrante italiano Lino Busatto, na década de 1910. Na mesma época foi iniciada a produção da fruta em larga escala por diversos produtores da região.

 

A quermesse do padre Bruno Nardini foi oficializada como a 1ª Festa do Figo pela Secretaria de Agricultura somente 10 anos mais tarde, em 1949. A Expogoiaba foi incorporada à Festa do Figo, em função do crescimento da produção da fruta na cidade. 

 

CALENDÁRIO

19/janeiro – Abertura da Festa

20/janeiro - Exposição de carros antigos

27/janeiro - Passeio de motos

3/fevereiro – Passeio Ciclístico e Encerramento da Festa


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Secretário André von Zubem e diretor Cláudio Quércia com a rainha e a pricnesa | Crédito: Fernanda Sunega

Secretário André von Zubem e diretor Cláudio Quércia com a rainha e a pricnesa

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Meninas entregaram oficialmente convites para o prefeito e vice | Crédito: Fernanda Sunega

Meninas entregaram oficialmente convites para o prefeito e vice