Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Campinas está entre as 50 cidades que mais criaram emprego em 2018


27/12/2018 - 12:31




Campinas aparece entre as 50 cidades brasileiras que mais abriram vagas de emprego com carteira assinada em 2018. O levantamento é do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho. De janeiro a novembro deste ano, foram criados 7.025 postos formais de trabalho, o que coloca a cidade na 12ª posição no ranking de municípios geradores de oportunidades de trabalho.
 
 
A última edição do Boletim do Observatório do Trabalho, órgão vinculado ao CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador) e ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, também confirma essa tendência de recuperação do nível de emprego na cidade em 2018, apontado pelo Caged. O documento pode ser consultado no endereço eletrônico - http://cpat.campinas.sp.gov.br/observatorio-do-trabalho.
 
 
Para o secretário municipal de Trabalho e Renda, Luis Yabiku, os números reforçam a necessidade do município de continuar investindo em políticas públicas que gerem emprego e renda na cidade. “Estamos no caminho certo, os números do Caged e do Observatório do Trabalho nos mostram que temos que manter o foco na geração de oportunidades para as pessoas. Ganha a população e ganha o município”, disse Yabiku.
 
 
Ainda de acordo com os dados do boletim do Observatório do Trabalho, as ocupações que mais geraram oportunidades na cidade, entre maio e outubro de 2018, são as de servente de obras (420 vagas), faxineiro (385), auxiliar de escritório (263), alimentador de linha de produção (198), analista de desenvolvimento de sistemas (190), assistente de vendas (178), repositor de mercadorias (162), recepcionista (155) e porteiro de edifícios (140). 
 
 
Oportunidade
 
Com média de 450 a 500 pessoas atendidas diariamente no CPAT, o movimento registrado nesta quarta-feira, dia 26, foi de 245 pessoas, bem abaixo do normal. A queda no movimento é atribuída ao período de festas de fim de ano. De acordo com a coordenadora do SINE (Sistema Nacional de Emprego) municipal, Silvia Garcia, as pessoas que identificarem alguma vaga que esteja de acordo com o seu perfil profissional, podem aproveitar essa época de baixo movimento para procurar o CPAT e concorrer a um processo seletivo.
 
 
“Com o movimento reduzido verificado nesta época do ano, o atendimento fica mais rápido e isto pode significar uma chance a mais de ser encaminhado a um processo seletivo e, quem sabe, já começar o ano empregado”, diz Silvia. Mas a coordenadora do SINE recomenda que, antes de entrar na fila, a pessoa deve consultar no aplicativo CPAT Vagas se a vaga que ela procura está disponível e se encaixa ao seu perfil profissional. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado e instalado em qualquer tipo de smartphone.
 
 
Horários de funcionamento
 
 
Nesta sexta-feira, dia 28 de dezembro, última sexta do mês, o CPAT encerra o atendimento ao público às 12h, como de costume. Isto porque a equipe de atendimento se reúne à tarde para fazer um balanço dos trabalhos. Então, quem for aproveitar este último dia útil do ano para tentar uma vaga de emprego, deve procurar o CPAT no período da manhã.
 
 
Na segunda-feira, dia 31 de dezembro, e dia 1º de janeiro, as unidades Centro do CPAT e as localizadas nos postos do Agiliza Ouro Verde e Campo Grande estarão fechadas. O serviço retomará o atendimento ao público somente no próximo dia 2 de janeiro.
A unidade do centro atende das 7h30 às 17h30, e as do Ouro Verde e Campo Grande, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. A unidade do centro fica na Avenida Campos Sales, 427. A do Agiliza Ouro Verde, no shopping Spazio, avenida Ruy Rodrigues, 3.900, e a do Agiliza Campo Grande na rua Manoel Machado Pereira, 902, em frente à Praça da Concórdia. 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Cpat: funciona normalmente para o público até amanhã, sexta-feira, às 12h | Crédito: Divulgação

Cpat: funciona normalmente para o público até amanhã, sexta-feira, às 12h