Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Secretaria do Verde apresenta suas experiências em evento da Embrapa


05/12/2018 - 10:24




A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), apresenta nesta  quarta-feira, 5 de dezembro, suas experiências exitosas de políticas públicas e planejamento ambiental para suas áreas rurais em evento promovido pela  Embrapa Instrumentação, em São Carlos. 
 
 
Na ocasião, o engenheiro ambiental da SVDS, Geraldo Ribeiro de Andrade Neto, participa de uma mesa-redonda em que falará sobre o Programa de Saneamento Rural Sustentável (PSRS) e o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA Água).
 
 
Rumo à universalização do saneamento rural em Campinas, conforme previsto no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB, 2013), a Prefeitura, por intermédio da SVDS, firmou, em abril de 2018, Convênio de Cooperação Técnica com a Embrapa Instrumentação, visando ampliar e fortalecer as ações de transferência de tecnologias sociais destinadas ao saneamento básico rural de Campinas.
 
 
Até o momento, mais de 100 sistemas de esgotamento sanitário foram doados para domicílios rurais de Campinas, acompanhados de oficinas de capacitação e apoio técnico para instalação. Para o ano de 2019, está prevista a entrega de mais de 200 sistemas de tratamento de esgoto nas áreas rurais do município.
 
 
Curso de Saneamento Básico Rural 
 
A Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) promove até a próxima quinta-feira, 6 de dezembro, o Curso de Saneamento Básico Rural, resultado de um convênio firmado entre a Fundação Banco do Brasil (FBB) e a Embrapa Instrumentação, fundamental para promover o saneamento rural no País. A proposta da parceria é ampliar o número de usuários da Fossa Séptica Biodigestora por meio da capacitação de 300 agentes multiplicadores e de instalações de unidades piloto da tecnologia nas cinco regiões do território nacional.
 
 
O evento contará com a participação de mais de 50 instituições do setor público, privado e do terceiro setor, de 28 municípios paulistas, e de países vizinhos, refletindo a importância que o tema está despertando na agenda econômica, ambiental e social de órgãos nacionais e internacionais.
 
 
A programação do Curso conta com discussões teóricas com especialistas renomados do Brasil, ações práticas em campo, além de relatos de casos de sucesso. Durante os três dias, o público vai ter a oportunidade de participar de nove palestras, duas mesas-redondas, visitar um experimento no Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão e instalação de uma unidade da Fossa Séptica Biodigestora no assentamento Santa Helena, na área rural de São Carlos.

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Neto apresenta projeto de saneamento rural de Campinas | Crédito: Arquivo PMC

Neto apresenta projeto de saneamento rural de Campinas

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Demonstração de fossas sépticas biodigestoras | Crédito: Arquivo PMC

Demonstração de fossas sépticas biodigestoras

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Campinas no mapa de apresentação | Crédito: Arquivo PMC

Campinas no mapa de apresentação