Inclusão na Diversão reúne mais de 600 pessoas no Parque das Águas

03/12/2018 - 17:20

A chuva fina que caiu durante a tarde de sábado, dia 1º de dezembro, não impediu que mais de 600 pessoas aproveitassem o Festival de Arte “Inclusão na Diversão”, no Parque das Águas, em Campinas. Muita gente foi conferir as apresentações de dança, música e teatro que animaram a festa.

O evento, patrocinado pelo PROAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo), teve como intuito mostrar o protagonismo da pessoa com deficiência, enfatizando suas capacidades e a importância da valorização social.

“A arte e a música foram ferramentas e estratégias fundamentais para  garantir o sucesso do primeiro Festival de Arte e Inclusão na Diversão”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira.

De acordo com a secretária, o festival teve um público considerável e as famílias puderam interagir com as crianças. “Assim, podemos dizer que atingimos o nosso objetivo de integrar e sensibilizar as pessoas em relação à quebra e o rompimento do preconceito. Levamos profissionais que demonstraram sua capacidade e habilidades para além da sua própria deficiência. Esse todo nos deu a dimensão de como podemos, cada vez mais, utilizar essas estratégias e  ferramentas para tornar Campinas uma cidade mais inclusiva”, finalizou.

O Festival foi organizado pelo Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH). Sua realização também marcou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência celebrado nesta segunda-feira, dia 3 de dezembro, em diversos países.

O projeto elaborado pelo CRPD venceu o edital em primeiro lugar no Estado de São Paulo. Duas outras edições do Festival também serão realizadas em 2019.

Alegria e arte

O palhaço Perna de Pau recebeu o público no evento e os guiou às tendas com informações e atividades sobre quatro modalidades de deficiência: física, intelectual e mental, auditiva e surdez e deficiência visual e cegueira. Uma quinta tenda, com o tema “profissões”, teve como objetivo mostrar as capacidades profissionais de pessoas com deficiência. Cinco pessoas adultas com deficiências reais, e com carreira profissional sólida, fizeram uma demonstração de seus trabalhos.

Os personagens da Turminha Inclusão na Diversão participaram do festival. Inspirados em crianças reais atendidas pelo Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, eles são utilizados em apresentações de teatro e ações interativas nas escolas e demais atividades promovidas pela SMASDH. A turminha é composta por cinco crianças: Sofia, criança cega; João Victor, com deficiência física; Jade, sem deficiência; Enzo, que tem deficiência intelectual (autista); e Isabela, criança surda.

No palco principal foram realizadas diversas atrações artísticas, como a apresentação do grupo Humaniza Dança e de teatro com os bonecos da Turma do Bairro. O evento terminou com o depoimento de uma mãe de uma criança com deficiência que chamou o público a fazer um gesto simbólico e soltar as bexigas para o ar.

O público também ganhou pacotes de pipoca e bexigas infladas com gás hélio com a frase “Solte seu preconceito”.

As ilustrações foram feitas voluntariamente pelo produtor Leandro Bucatte, diretor de Planejamento e responsável pela direção e criação de arte gráfica e audiovisual do LC2 Group.

Foto: Festival teve arte e conscientização | Crédito: Divulgação

Festival teve arte e conscientização

Foto: Secretaria Elaine Jocelaine: objetivo alcançado | Crédito: Divulgação

Secretaria Elaine Jocelaine: objetivo alcançado