Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Casa de Vidro recebe três exposições na próxima terça, dia 13


06/11/2018 - 16:00




Com temáticas distintas, a Casa de Vidro recebe três exposições simultâneas no próximo dia 13 de novembro, terça-feira, a partir das 19h, que mostram a pluralidade de técnicas e motivos: “O Cromo Gravado - Xilogravuras a cores”, de Marcio Santos; "Éramos 5 milhões", de Danilo Roberto; e "Ferrovia, História e Companhia: 150 anos da fundação da Cia. Paulista de Estradas de Ferro”, organizada pelo pesquisador Marcel Pazinatto. O vernissage contará com show musical e praça de alimentação. 
 
 
 
A mostra “O Cromo Gravado - Xilogravuras a cores”, do artista Marcio Santos, traz uma série de xilogravuras em cores, produzidas de 2014 a 2018. As imagens, inicialmente captadas em fotografia, possuem diferentes origens, mas encontram na transcrição para a xilogravura uma convergência pelo tratamento construtivo. Nesse processo, algumas informações se perdem, outras são realçadas, através do corte manual, linha por linha, de cada matriz. 
 
 
 
A exposição "Éramos 5 milhões", de Danilo Roberto, desperta uma reflexão sobre a escravidão. Para tanto, serão colocados 500 balões sobrepostos de tamanhos diferentes nas cores marrom e preto, ligados por barbantes e amarrados a uma corrente de metal, cada um simbolizando as 5 milhões de pessoas que ao longo de quase quatro séculos foram retiradas dos seus lugares de origem, “rebatizadas”, perdendo suas raízes, e trazidas como força escrava para o Brasil.  
 
 
 
Já a mostra "Ferrovia, História e Companhia: 150 anos da fundação da Cia. Paulista de Estradas de Ferro”, do pesquisador Marcel Pazinatto, será composta por 33 imagens e textos, que trará ao público uma viagem sobre a história da Companhia Paulista. 
 
 
 
A Casa de Vidro fica situada à Avenida Heitor Penteado, 2.145. Taquaral. A visitação pode ser feita de segunda a sexta das 9h às 17h.