Prática de tênis nos Jogos Escolares ensina foco, lealdade e disciplina

05/11/2018 - 18:10

Uma disputa amistosa entre duas ex-tenistas profissionais, Patrícia Medrado e Luciana Tella, encerrou os Jogos Escolares Municipais (JEM), no dia 29 de outubro, quando foi realizada a final de tênis. O evento foi sediado na Faculdade de Educação Física da Unicamp (FEF), localizada na cidade universitária. Participaram 44 alunos de 15 colégios diferentes.

O tênis passou a fazer parte das aulas de educação física da Rede Municipal este ano, com o objetivo de combater a imagem do esporte como modalidade destinada apenas para a elite. O ensino do tênis também se presta a reforçar valores como espírito esportivo, honestidade, respeito ao adversário, foco e força de vontade, sem esquecer os benefícios para a saúde de quem pratica exercícios físicos.

Patrícia Medrado foi a principal tenista do país por mais de uma década, entre os anos de 1974 e 1985. Depois de se aposentar fundou o Instituto Patrícia Medrado, que ensina tênis para crianças e jovens de todo o Brasil. Em abril deste ano, o Instituto firmou uma parceria com a Secretaria de Educação para oferecer treinamento para professores e materiais para escolas da Rede praticarem a modalidade.

A atleta gostou do resultado que viu na final dos Jogos: “estou muito contente com os professores, os instruímos e obtivemos bons resultados”. Patrícia acredita que a prática do tênis pode ser um importante fator de transformação social e afirmou que ver os alunos praticando o esporte no JEM “é a solidificação de todo esse trabalho, é o legado que deixamos”.

Já Gustavo Barbosa, que tem 15 anos e é aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Emílio Miotti, no Jardim Yeda, diz ter achado o tênis “bem interessante”. E testemunha: “ o esporte estimula a gente a não ficar em casa. Se não fosse o JEM, e nunca teria conhecido a modalidade e vários outros esportes com os quais eu agora tive contato”.

Depois das partidas dos alunos, as ex- tenistas abriram o espaço para um bate papo com os estudantes e uma partida de exibição. “Eventos como esse ajudam no crescimento do esporte e na educação das crianças, ensinam valores de honestidade e respeito. Acredito que o esporte faz milagre” comemorou Luciana Tella.