Artista portuguesa Stella Mariz inaugura mostra no MACC

05/11/2018 - 13:46

A exposição "À Margem do Tempo", da artista Stella Mariz, entra em cartaz no Museu de Arte Contemporânea de Campinas 'José Pancetti' (MACC) na próxima sexta, 9 de novembro, e permanece em cartaz até 16 de janeiro.

A mostra reúne uma série de paisagens de uma viagem a Portugal em que fotografou as ruínas do Castelo de Marialva. A partir destas imagens, criou composições como espaços, em que relaciona ruínas e paisagens ao verde da nossa vegetação tropical.

"Cada trabalho é uma conversa entre tempos e espaços, plena de significados e emoções, em que rompe-se a imobilidade e o silêncio da pedra. Desta ruptura, nascem os rios vermelhos que escorrem das ruínas", reflete.

Segundo a artista, as ruínas, nestas composições, são como estados de impermanência, que se contrapõem às paisagens urbanas contemporâneas, não possuindo um tempo definido. Situam-se num vácuo temporal, porque interessa pensar o presente e o passado não como situações opostas, mas como espelhos. Refletir a memória é pensar o presente. É avaliar a nossa transitoriedade e a nossa instabilidade do momento presente.

A artista

Stella Mariz reside e trabalha no Rio de Janeiro. Nascida no Porto, Portugal, viveu na Europa e Estados Unidos, e só veio para o Brasil na adolescência. Teve contato precoce com arte clássica europeia e arte moderna norte-americana. As influências deste convívio são marcantes em toda sua trajetória. Desde cedo trabalhou como escultora com vários materiais como bronze, cerâmica, resinas e cimento. Nos últimos anos passou a usar tecidos sintéticos, pele de cabra e pergaminho.

Médica de formação, fez pós-graduação em História da Arte e Arquitetura no Brasil e em Arte e Filosofia (Universidade Católica - RJ), desenho no Museu de Arte Moderna (RJ), residência artística nos EUA no Art Students League (Nova York) e The Art League School (Alexandria, Virginia), frequentou cursos de Escultura, e de práticas artísticas nas dimensões da paisagem, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ).

Exposição "À Margem do Tempo", de Stella Mariz.

Onde: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Av. Benjamin Constant, 1633 - Centro, Campinas).

Visitação: 9 de novembro/2018 a 16 de janeiro/2019.Terça, quarta, sexta e sábado, 10h às 18h | quinta, 10h às21h.

Entrada gratuita.

Foto: Artista trabalha em obra | Crédito: Arquivo PMC