Artista moçambicano Makolwa Munguambe expõe na Casa de Cultura Tainã

23/10/2018 - 11:15

A Casa de Cultura Tainã recebe o artista moçambicano Makolwa Munguambe para uma residência artística com atividades programadas de exposição e oficinas. A mostra “O Diálogo”, em cartaz de 25 de outubro a 15 de novembro, reúne pinturas e esculturas construídas a partir da reciclagem de madeira, radiadores de automóveis, sucatas, entre outros.

Makolwa é autodidata e compõe seu trabalho a partir de experimentações de observação do mundo compondo um trabalho que alia criatividade, estética e preocupação com o meio ambiente.

O artista também domina o ofício de construção de marionetes gigantes, que aprendeu a construí-las a partir de oficinas realizadas com o grupo de teatro de rua "Companhia Francesa Grandes Personagens". Atualmente, integra o coletivo Marionetes Gigantes de Moçambique.

Nas oficinas ministradas por Makolwa serão construídos bonecões gigantes a partir de barro e papel machê. Os bonecões irão representar Bispo do Rosário, Mestre Moa, Marielle Franco e demais personalidades que tragam discussões de temáticas atuais. As oficinas são gratuitas.

Para TC Silva, coordenador da Casa de Cultura Tainã, a importância de construir redes e conectar pessoas é essencial. “A Tainã constrói redes e se expande através da Rede Mocambos, composta por comunidades quilombolas, indígenas, urbanas, rurais, associações da sociedade civil, pontos de cultura, oriundos de norte ao sul do país, conectados através das tecnologias da informação e comunicação. Toda a história da Tainã é reunir gente de muitos lugares. As nossas ações sempre estão interligadas a outras frentes e questões de lutas".

Exposição "O Diálogo". De Makolwa Munguambe

Abertura: 25 de outubro, quinta, às 20h. Até 15 de novembro.

Oficinas Marionetes Gigantes / Bonecões.

Quando: de 30 de outubro a 15 de novembro.

Onde: Casa de Cultura Tainã (Rua Inhambu, nº 645. Praça dos Trabalhadores, Vila Padre Manoel da Nóbrega. Campinas). Telefone (19) 3228-2993.

Foto:  Makolwa Munguambe | Crédito: Arquivo PMC

Makolwa Munguambe

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Mostra reúne pinturas e esculturas construídas a partir da reciclagem de madeira, radiadores de automóveis, sucatas, entre outros | Crédito: Arquivo PMC

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Autodidata,   Makolwa compõe seu trabalho a partir de experimentações de observação do mundo. | Crédito: Arquivo PMC

Autodidata, Makolwa compõe seu trabalho a partir de experimentações de observação do mundo.