Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Inscrições para palestra “Mitos e fatos sobre drogas” vão até dia 16


11/10/2018 - 14:00




 

A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) promove a palestra “Mitos e fatos sobre drogas” no dia 19 de outubro, às 9h, no Salão Vermelho do Paço Municipal. As inscrições seguem até o dia 16 de outubro e os interessados podem se inscrever pelo site da Escola (https://cursosegds.campinas.sp.gov.br).

 

 

A instrutora Silvia de Oliveira Cazenave visa orientar os participantes sobre os riscos que o uso de substâncias psicoativas podem trazer para a saúde e para o convívio social. Também vai falar sobre novas drogas, fluxos de atendimento aos dependentes, assim como esclarecer as informações falsas que circulam na rede sobre o tema.

 

 

Silvia é coordenadora da Coordenadoria Setorial de Políticas de Prevenção ao Uso de Drogas da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Ela é doutora em Toxicologia e mestre em Análise; professora titular de Toxicologia da PUC-Campinas e superintendente de Toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

 

Para a coordenadora da EGDS, Marisa Córdoba, o tema é importante e precisa ser debatido em todas as esferas. “É necessário falar sobre as drogas, os danos que traz para o indivíduo e para as pessoas que o rodeiam. Temos, enquanto poder público, que debater o tema para auxiliar as pessoas que buscam nossa rede de atendimento”, explicou.

 

 

Como conteúdo programático, Silvia vai falar sobre as principais drogas lícitas e ilícitas, mecanismos de dependência, níveis de prevenção ao uso problemático de drogas, as novas substâncias psicoativas, os tratamentos e a redução de danos. Segundo ela, o mito é uma forma de explicar o desconhecido e sua criação geralmente atrapalha nossa visão de realidade. “As pessoas acreditam em algumas informações sem entender quais são os mecanismos que têm relação com os diferentes tipos de drogas e as diferentes formas de uso. Além disso, há diversos mitos referentes aos problemas trazidos por essas substâncias”.

 

 

A coordenadora adianta que a discussão terá como intuito mostrar a realidade do consumo de substâncias psicoativas e o que é verdade por trás de cada informação publicada e reproduzida sem muito conhecimento científico. “O que pretendo fazer é usar essas informações para dar uma base científica e diferenciar o que é real e o que é falso”.

 

 

Mais informações sobre as capacitações oferecidas estão disponíveis na página da EGDS (https://cursosegds.campinas.sp.gov.br) ou pelos telefones 2116-0335 ou 2116-0587.

 

Serviço

 

Palestra “Mitos e fatos sobre drogas”

Data: 19 de outubro

Horário: 9h

Local: Salão Vermelho do Paço Municipal

Inscrições: https://cursosegds.campinas.sp.gov.br

Informações: 2116-0335 ou 2116-0587.

 

 

 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução