Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

NAED Leste faz seminário que aprofunda conhecimento sobre os alunos do EJA


09/10/2018 - 17:31




 

O Mundo Contemporâneo e os Sujeitos da EJA” foi o tema do seminário que reuniu as escolas municipais da região Leste que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA). O encontro foi realizado na última quinta-feira, 4 de outubro, no salão nobre da Faculdade de Educação da Unicamp, no distrito de Barão Geraldo.

 

 

O evento contou com a palestra da professora, pesquisadora e coordenadora responsável pelo Grupo de Pesquisa Gepeja da Unicamp, Nima Spigolon. Segundo Valéria Garcia, supervisora educacional do NAED (Núcleo de Ação Educativa Descentralizada) Leste, o interesse pelo tema surgiu porque os alunos da EJA têm um perfil heterogêneo e com idades variadas. Sendo assim, a equipe gestora do Núcleo considerou relevante aprofundar o entendimento de quem são estes estudantes.

 

 

Nima Spigolon, a pesquisadora palestrante, discutiu o assunto com o público formado por alunos, professores e gestores, a partir das seguintes questões: quem são os sujeitos da EJA? Como se expressam? O que fazem? Quais são os seus desejos e expectativas, seus sonhos e suas realidades? Que projetos de vida manifestam?

 

 

Quem estava na plateia teve a chance de participar diretamente do debate. A maioria dos estudantes falou sobre o impacto positivo e significativo que a oportunidade de voltar a aprender teve em suas vidas.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Palestra foi seguida de debates | Crédito: Divulgação

Palestra foi seguida de debates