Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Concurso literário Carlos Gomes de 2018 começou nesta segunda-feira


08/10/2018 - 18:58




 

 

O Salão Vermelho ficou pequeno diante de tantos alunos que vieram para participar da abertura do Concurso Literário Carlos Gomes na Escola. O evento, realizado nesta segunda-feira, dia 8 de outubro, no Salão Vermelho, faz parte da comemoração do mês dedicado ao maestro Antônio Carlos Gomes, compositor mundialmente famoso nascido em Campinas.

 

 

O filho ilustre da cidade ficou conhecido internacionalmente por suas óperas e composições musicais, sendo a mais conhecida delas O Guarani. “Temos sempre que lembrar da nossa história e Carlos Gomes foi um de nossos mais ilustres cidadãos”, disse a secretária municipal de Educação, Solange Pelicer.

 

 

O público ouviu a execução do hino de Campinas, escrito por Carlos Gomes, e em seguida foi apresentado um vídeo contando a biografia do maestro. Os estudantes também assistiram uma palestra realizada pelo historiador e escritor Jorge Alves de Lima, que tem três livros publicados sobre Carlos Gomes. “Ele é o compositor de dois Mundos. Reuniu a América e a Europa” diz Lima.  

 

 

O encerramento foi por conta da cantora e psicóloga Vera Pessagno e sua palestra musical, cantando e explicando a música “Quem Sabe,” escrita por Carlos Gomes em homenagem a uma antiga namorada que ele deixou em Campinas quando se mudou para São Paulo.

 

 

O concurso

 

 

O concurso foi criado em 2013 para incentivar os alunos a aprenderem mais sobre o maestro e compositor Carlos Gomes. Este ano, estão participando do concurso 750 alunos, do 5°ano, de 13 escolas de ensino fundamental da rede municipal.

 

 

As redações devem ser entregues até o próximo dia 30 na secretaria da escola. Os textos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por especialistas na vida e obra do compositor. A premiação será no dia 13 de novembro, no teatro Castro Mendes, na Vila Industrial.

 

 

Eles estão deixando as salas de aula para uma ter uma vivência diferente. Vieram em busca de um conhecimento maior sobre a obra e a vida de Carlos Gomes”, conta uma das organizadoras do evento, Rosângela Figueiredo.

 

 

Compositor e maestro

 

 

Carlos Gomes nasceu em Campinas, no dia 11 de julho de 1836. Desde criança, estudava e praticava música incentivado por seu pai Manuel José Gomes, que também foi maestro. Em 1863 foi estudar na Europa, financiado por Dom Pedro II, onde ganhou muita notoriedade e foi reconhecido mundialmente por sua principal obra, a ópera O Guarani, baseada na obra de José de Alencar. Carlos Gomes faleceu em 1896, em Belém, PA.

 

 

É muito bom. Sempre gostei muito de história, espero que esse concurso sempre continue, pois é importante conhecer a história dele, que fez tanto por Campinas e pelo Brasil”, diz Agner Silva do Nascimento, de 11 anos, aluno da EMEF Elza Maria Pellegrini, no Parque Dom Pedro II.

 

 

Tem muita gente que não gosta de história, mas com o concurso somos incentivados a estudar,” conta o estudante Otávio Angellini, de 11 anos, também aluno da escola Elza Pellegrini.

 

 

 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução