Prefeitura expõe sobre Unidades de Conservação em evento no Equador

04/10/2018 - 12:44

Os entraves e os avanços na gestão das Unidades de Conservação (Ucs) locais é o tema que o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SVDS) e presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Rogério Menezes, expõe como debatedor convidado nesta quarta-feira, 4 de outubro, em Quito, no Equador, no encerramento da Conferência Internacional "Conservação da Biodiversidade e os Governos Locais: Experiências com Áreas Protegidas Locais em Brasil, Colômbia, Equador e Peru”.

O evento teve início no dia 2 de outubro, na sede da Universidade Andina “Simón Bolívar” e faz parte do projeto “Áreas Protegidas Locais”, promovido pela corporação alemã GIZ, a Associação Internacional de Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), com o apoio do Ministério Federal do Meio Ambiente da Alemanha e dos quatro países envolvidos. A conferência visa melhorar o quadro institucional para a gestão eficaz e boa governança das áreas protegidas locais nos quatro países, além de possibilitar a troca de experiências sobre boas práticas. Rogério Menezes viajou a Quito a convite do ICLEI, que custeou as passagens e estada do secretário.

Na palestra a prefeitos municipais, secretários, técnicos e representantes de Governos Federais da Colômbia, Equador, Peru e Brasil, Menezes discorreu sobre o papel hoje desempenhado pela Anamma Brasil para o fortalecimento dos Órgãos Gestores Municipais de Meio Ambiente e sobre a parceria com GIZ/ICLEI/Agemcamp no projeto de Corredores Ecológicos e Planejamento Metropolitano na RMC, assim como do projeto Anamma/ONU Ambiente de capacitação para Elaboração de Planos Municipais da Mata Atlântica pelos municípios brasileiros. Apresentou também o histórico da criação das Unidades de Conservação em Campinas e das dificuldades de implementação, com destaque para as particulares da Mata de Santa Genebra e a Fundação José Pedro de Oliveira-FJPO, que administra a UC.

Sobre as Ucs, Menezes afirmou que, para a efetividade da gestão das Unidades de Conservação locais e outras medidas de conservação é necessário, primeiro, um fortalecimento da gestão municipal na pasta de meio ambiente.

O convencimento tanto do poder público local como da sociedade civil sobre a importância da conservação do meio ambiente, por meio de estratégias que comprovem que o resultado não é o impedimento do desenvolvimento econômico e social, é fundamental. Essa estratégia passa por um amadurecimento técnico da secretaria responsável, pela presença política diante de outras secretárias, pela presença de um corpo técnico e jurídico sólido, por capacidades financeiras e por um arcabouço de informações técnicas que não apenas justifiquem a importância da criação e gestão de unidades de conservação como seja capaz de priorizar essa estratégia diante de outras alternativas de atividades econômicas”, disse Menezes.

O Brasil tem 179 UCs de Proteção Integral distribuídas em 1.068 quilômetros quadrados de área; e 116 UCs de uso sustentável em 57.240 quilômetros quadrados de área. O município de Campinas abriga nove dessas UCs. As Unidades de Proteção Integral possuem como principal objetivo garantir a preservação e conservação de remanescentes de vegetação nativa de cerrado e de floresta estacional semidecidual, que são as fitofisionomias dominantes da região. As Unidades de Uso Sustentável têm como objetivo principal disciplinar o ordenamento territorial, visando garantir a qualidade de vida e a compatibilização do uso pelo homem, seja urbano ou rural, com a conservação dos atributos naturais.

Foto: Governos discutem experiências com áreas protegidas | Crédito: Divulgação

Governos discutem experiências com áreas protegidas

Foto: Secretário Rogério Menezes | Crédito: Divulgação

Secretário Rogério Menezes