De conscientização sobre o suicídio, Setembro Amarelo tem início domingo

29/08/2018 - 09:12

Campinas participará da Campanha do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre o suicídio, com diversas atividades como palestras, mesas-redondas, caminhadas e oficinas. A programação terá início no domingo, dia 2 de setembro, às 8h, na Praça Arautos da Paz, com um flash mob organizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH). Na terça-feira, dia 4, a programação segue com a palestra “Sofrimento Psíquico, Depressão e Suicídio” com o médico Neury Botega, no Plenário da Câmara Municipal de Campinas.

As atividades são promovidas pela Câmara Municipal de Campinas, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), além do Centro de Valorização da Vida (CVV) e a ONG Ensino Profissionalizante (Espro). A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da SMASDH, Secretarias de Esportes e Lazer, Saúde, Segurança e Movimento Campinas pela Paz, também realiza e apoia ações.

Segundo o coordenador de Políticas para a Juventude, Felipe Gonçalves, o Setembro Amarelo é uma campanha desenvolvida com o objetivo de alertar a população a respeito do suicídio. “Mesmo com diversos casos e estatísticas que crescem anualmente, ainda existe um tabu para abordar esse assunto. Porém, para evitar o suicídio, o diálogo e o debate sobre a questão são ferramentas primordiais”.

As atividades do Setembro Amarelo no município também incluirão um encontro com jornalistas sobre “Impacto jornalístico, ética e atitude” com a consultora Carolina Rodrigues da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), na terça-feira, dia 11 de setembro, às 19h. Também na SMCC, haverá uma mesa-redonda sobre “Suicídio e impacto na saúde e educação”, na quarta-feira, dia 12 de setembro, às 19h30. A mediação será do psiquiatra Fábio Fonseca.

Na quinta-feira, dia 13 de setembro, a PUC-Campinas promove a mesa-redonda “Suicídio no Ambiente Acadêmico”, mediada pelo professor e psiquiatra Eduardo Teixeira. A atividade será realizada no Anfiteatro Monsenhor Salim – Campus II da PUC. Uma caminhada temática também está na programação no domingo, dia 16. A largada será às 10h, na entrada principal da Lagoa do Taquaral.

A programação se encerra com uma palestra voltada para adolescentes e jovens no Auditório da Guarda Municipal de Campinas, às 9h e às 14h, na sexta-feira, dia 28 de setembro. A palestra será ministrada pela psicóloga do Ensino Social Profissionalizante (Espro) Jaqueline Vieira Lima (ESPRO e pelo voluntário do CVV, Nelson Alves Pego.

Histórico

A campanha Setembro Amarelo começou no Brasil em 2015, promovida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As atividades tiveram início em Brasília (DF) e já no ano seguinte, várias regiões aderiram ao movimento. A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo em 10 de setembro, Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio.

Setembro Amarelo 2018

Campanha de Prevenção e Combate ao Suicídio

2/9 – Abertura da Campanha: Flash Mob – Coordenadoria da Juventude

Local: Praça Arautos da Paz