Missão convida secretário-geral da ONU para agenda de sustentabilidade

12/07/2018 - 18:47

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, esteve nesta quinta-feira, 12 de julho, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA). Jonas Donizette, que também é presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), esta à frente de uma comitiva de seis prefeitos que formalizou o convite para a participação do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, no 5º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). O grupo foi recebido pela vice-secretária-geral da Organização, Amina J. Mohammed. Guterres está em missão fora do país.

Segundo o prefeito de Campinas, “nossa missão foi muito bem cumprida”. Ele afirmou que, para o ano que vem, as contribuições da ONU serão ainda mais relevantes. Isso porque o tema central do 5º EMDS serão os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ferramenta de planejamento estratégico para o alcance das metas da Agenda 2030.

“O que estamos discutindo nos ODS mostra a importância que os prefeitos têm nesses objetivos. Para nós, essa agenda urbana é chave, é muito importante. A questão é como operacionalizá-la”, ponderou Amina.

Segundo o prefeito, "nós também aproveitamos para agradecer a parceria da ONU com as cidades. Em 2013, a ONU declarou Campinas como cidade campeã em resiliência.

Comitiva

Além do presidente da FNP, a comitiva de prefeitos para a agenda é composta pelos prefeitos de Aracaju/SE, Edvaldo Nogueira, vice-presidente de Relações com Fóruns e Redes; de Caruaru/PE, Raquel Lyra, vice-presidente de Crianças e Adolescentes; de Niterói, Rodrigo Neves, vice-presidente de Parcerias Estratégicas; de Pelotas/RS, Paula Mascarenhas, vice-presidente de Mulheres; e de Teresina/PI, Firmino Filho, vice-presidente Estadual (PI).

Participação histórica

Em 2015, a ONU participou do 3º EMDS com uma carta assinada por Ban Ki-moon, secretário-geral à época; e em 2017, com um vídeo em que o atual secretário-geral, António Guterres, destacou desafios para a construção de cidades inclusivas e sustentáveis.

Crédito: Divulgação/FNP

Foto: Prefeito Jonas Donizette, que também é presidente da FNP, com comitiva de prefeitos e a vice-secretária da ONU (centro), Amina J. Mohammed | Crédito: Divulgação/FNP