Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Casa de Cultura Itajaí recebe mostra fotográfica "Capela Viva"


11/07/2018 - 16:14




A Casa de Cultura Itajaí recebe, a partir do próximo dia 20, às 20h, a mostra “Capela Viva” dos fotógrafos João Cicero e Cássia Belini. A mostra traz imagens da luta dos moradores pela restauração da Capela de Santo Antônio, construída há cerca de 100 anos, faz parte da memória local da região.
 
 
 
A  memória embutida em cada ambiente brota da própria relação sentimental estabelecida com os elementos que compõem o espaço e se relacionam a algum fato da vida com uma carga emocional maior ou menor.  Essa relação afetiva se estende às ruas, casas, praças, cidades e edifícios de um modo geral. Quando os personagens do enredo são pessoas comuns, essas possibilidades são ainda mais abrangentes e ricas.
 
 
 
Durante a abertura da exposição, haverá uma roda de conversa com os moradores que irão revisitar suas lembranças.  A exposição, em cartaz até o dia 30 de julho, pode ser conferida de segunda a sexta, das 9h às 18h, com entrada gratuita. 
 
 
 
Os fotógrafos 
 
João Cicero, morador da região, participou de movimentos populares na década de 1980. A partir de 2008, João faz um curso de fotografia na Casa de Cultura do Itajaí ministrado pela fotógrafa Cassia Belini. Também em sua trajetória cursou iluminação e roteiro. João Cicero tem contribuído registrando as memórias de movimentos populares. 
 
  
 
Cássia Belini é uma paulistana de 42 anos, administradora de empresas, descobriu a fotografia em 2004, ao lado de Regis Furlan, durante a filmagem do longa-metragem “Para onde vão as almas”, de Sílvia Cipriano. Desde então, vem atuando com produção audiovisual e fotografia.  Faz parte do grupo Ggnoski, que tem como proposta trabalhar cinema e educação, desenvolvendo trabalhos audiovisuais. Em 2015 tornou-se especialista em Artes Visuais pela Unicamp. 
 
 
Serviço 
Mostra fotográfica “Capela Viva”. Trabalhos de João Cícero e Cássia Belini.
 
Quando: 20 de julho, às 20h, com roda de conversa.
Período de visitação: até 30 de julho, das 9 às 18h, de segunda a sexta.
Local: Casa de Cultura Itajaí (Rua Benjamin Moloisi, nº 669 - Conjunto Habitacional Parque Itajaí). 
Entrada gratuita. 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Capela Santo Antônio: construída há cerca de 100 anos | Crédito: Divulgação

Capela Santo Antônio: construída há cerca de 100 anos