Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

CPAT completa dez anos de bons serviços à população de Campinas


14/06/2018 - 18:44




 

 

O CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador) de Campinas, vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, festeja na próxima terça-feira, dia 19 de junho, seu 10º aniversário, com uma ampla agenda de comemorações. Nesse período, o serviço prestou relevantes serviços à população campineira em áreas como a colocação e recolocação de trabalhadores no mercado, apoio a pequenos empreendedores, economia solidária e concessão de microcrédito.

 

 

A programação de aniversário do CPAT, que irá das 9h às 16h, contará com a participação especial de parceiros do órgão. As entidades e associações oferecerão, durante todo o dia da comemoração, uma série de atividades aos usuários do serviço.

 

 

Entre as instituições que, nesse dia, disponibilizarão seus serviços no CPAT Centro estão a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, a Fumec/Ceprocamp, o Procon, o Banco do Povo Paulista, o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), o INSS, a Emdec, o Senac e o Sebrae.

 

 

Outro presente que os usuários da unidade central do CPAT receberão na data é a sua inclusão no programa Campinas Digital, que possibilita acesso gratuito à rede de Wi Fi. Pesquisa de satisfação realizada em 2017 entre os usuários do serviço indicaram que o acesso ao Wi Fi é uma das principais reivindicações dos trabalhadores que procuram o CPAT.

 

 

Desde sua fundação, o CPAT intermediou o retorno ou o ingresso no mercado de trabalho de 24.788 pessoas, e ofereceu 108.682 vagas de emprego. Além disso, emitiu 29.728 carteiras de trabalho e realizou 28.135 habilitações ao seguro-desemprego. O serviço de orientação para o trabalho, que inclui grupos e atendimentos individuais para auxílio na elaboração de currículo e entrevistas de emprego, iniciado em 2013, já efetuou, até hoje, 6.662 atendimentos.

 

 

Atualmente, além de sua unidade principal, localizada na região central (Avenida Campos Sales, 427), o CPAT atende também em duas unidades descentralizadas, no Agiliza Ouro Verde (Rua Armando Frederico Renganeschi, 197) e no Agiliza Campo Grande (Rua Manoel Machado Pereira, 902).

 

 

Para o secretário municipal de Trabalho e Renda, Luis Yabiku, o CPAT é um exemplo de como o serviço público pode contribuir de forma positiva e decisiva para melhorar a vida da população. “É um órgão que presta um atendimento de alta qualidade, e que nesses dez anos de existência conquistou a confiança do povo de Campinas”, ressaltou.

 

 

Atendimento considerado ótimo por 81,3%

 

 

Em pesquisa recente, a qualidade do atendimento oferecido pelo CPAT foi considerada ótima por 81,3% de seus usuários. O levantamento ouviu 14.493 pessoas durante todo o ano de 2017. O serviço foi qualificado como ótimo por 11.784 entrevistados e bom por 2.679 (18,5% do total). Foram ouvidas 10.170 pessoas no CPAT Centro, 2.220 no Ouro Verde e 2.103 no Campo Grande.

 

 

No setor de Economia Solidária, área de atuação de destaque do CPAT Campinas, hoje são mantidas 11 feiras de economia solidária, espalhadas por várias regiões da cidade. O serviço conta, ainda, com 13 cooperativas de reciclagem de resíduos sólidos, três hortas comunitárias e uma padaria comunitária.

 

 

Outro serviço mantido pelo CPAT Campinas é a Casa do Empreendedor, que oferece assessoria a pequenos empreendedores que buscam regularizar seu negócio. A partir do ano passado, a Casa do Empreendedor passou a atuar em parceria com o Sebrae, que inaugurou uma unidade do Sebrae Aqui nas dependências do CPAT.

 

 

O CPAT Centro também mantém uma unidade do Banco do Povo Paulista, fruto de uma parceria com o Governo do Estado, e que disponibiliza linhas de microcrédito para pequenos empreendedores.

 

 

Entre outras ações desenvolvidas nesse período está o estabelecimento de uma parceria com a Fumec, dentro do programa Consolidando a Escolaridade, que oferece aulas de educação para jovens e adultos e reforço escolar nas dependências do CPAT Centro. Também foram criados os serviços de monitoria de atendimento ao trabalhador e empregador e a pesquisa de satisfação aplicada junto aos trabalhadores e empregadores.

 

 

Vagas pelo celular

 

 

No ano passado, foi lançado o aplicativo CPAT/Vagas, desenvolvido pela IMA, que permite ao trabalhador consultar as vagas disponíveis no cadastro do SINE (Sistema Nacional de Emprego) pelo celular.

 

 

Outra novidade foi a sanção da lei municipal que cria o programa Primeiro Emprego/Aprendiz Campinas, também em parceria com a Fumec/Ceprocamp, que estabeleceu um programa próprio de aprendizagem profissional.

 

 

Entre as ações continuadas promovidas pelo CPAT nesse período se destacam a Semana do Trabalhador, que acontece anualmente desde 2013 no mês de maio, e o Dia D, voltado à empregabilidade das pessoas com deficiência, uma parceria com o Ministério do Trabalho que ocorre desde 2014.

 

 

 

ANIVERSÁRIO – 10 ANOS CPAT – 19/06/18

CPAT Centro – Av.: Dr. Campos Salles, 427 – Centro

Parceiro

Serviços Ofertados

Horários

Sala

Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos

Orientação sobre o Cadastro Único e Programas de Transferência de Renda;

Divulgação dos serviços prestados pelo Centro de Referência da Pessoa com Deficiência;

Informações sobre o cartão “Bem Acessível”

Divulgação dos serviços prestados pelo Centro de Referência em Direitos Humanos na prevenção e combate ao racismo e discriminação religiosa

Das 9h às 16h

(intervalo para almoço das 12h às 13h)

CEPIR

FUMEC / CEPROCAMP

Divulgação e inscrição dos Programas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos - EJA Anos Iniciais e do Programa "Consolidando a Escolaridade";

Divulgação dos Programas de Educação Profissional do CEPROCAMP

Das 9h às 16h

CEPIR

PROCON

Orientações e serviços relacionados à Defesa do Consumidor (registro de reclamação, denúncias e orientações);

Distribuição de gibis sobre consumo consciente

Das 9h às 16h (intervalo para almoço das 12h às 13h)

CEPIR

Banco do Povo Paulista

Informações e simulações sobre concessão de microcrédito produtivo

Das 9h às 16h

CEPIR

CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Secretaria Municipal de Saúde)

Orientações sobre saúde do trabalhador;

Divulgação dos serviços ofertados

Das 9h às 16h

CEPIR

INSS

Orientações gerais;

Divulgação do canal online de atendimento: realização do cadastro dos cidadãos no "meu INSS"

Das 10h às 16h (intervalo para almoço das 12h às 13h)

CEPIR

Palestra: Abordagem de temas sobre filiação, contribuições previdenciárias, INSS digital e resumo dos benefícios, destacando a importância do INSS na proteção ao trabalhador e sua família.

Das 9h às 10h

Auditório (ao lado da SANASA)

EMDEC

Credenciamento para vagas de Idosos e Pessoas com Deficiência;

Identificação de condutor;

Disponibilização de estande do Programa “Leitura, a melhor viagem”;

Das 9h às 16h (intervalo para almoço das 12h às 13h)

CEPIR

SENAC

Divulgação da programação, informações sobre matrículas e bolsas.

Das 9h às 16h

CEPIR

·          Programa de bem-estar: Triagem e Orientações de Podologia 

Das 9h às 11h30min

Sala anexa à Casa do Empreendedor

SEBRAE

Orientações sobre empreendedorismo e gestão empresarial;

Divulgação das oficinas de capacitação

Das 9h às 16h (intervalo para almoço das 12h às 13h)

CEPIR

Oficina de Empreendedorismo

Das 10h às 12h

Auditório (ao lado da SANASA)

 

 

 

 

 

 

 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação - Trabalho e Renda

Foto: Usuários do serviço têm atendimento individualizado | Crédito: Divulgação - Trabalho e Renda

Usuários do serviço têm atendimento individualizado

Crédito: Divulgação - Trabalho e Renda

Foto: Palestras e orientações ajudam a entender o mercado de trabalho | Crédito: Divulgação - Trabalho e Renda

Palestras e orientações ajudam a entender o mercado de trabalho

Crédito: Divulgação - Trabalho e Renda

Foto: Serviço tem unidades no Centro, Ouro Verde e Campo Grande | Crédito: Divulgação - Trabalho e Renda

Serviço tem unidades no Centro, Ouro Verde e Campo Grande

Crédito: Divulgação - Trabalho e Renda

Foto: A descentralização facilita o acesso dos interessados | Crédito: Divulgação - Trabalho e Renda

A descentralização facilita o acesso dos interessados