Serviços do CS São José mudam de endereço durante as obras de reforma

11/06/2018 - 19:04

O Centro de Saúde São José, uma das maiores unidades de Campinas, passará por ampla reforma. Durante o período de obras, que segue por até um ano, todo o atendimento realizado no local será transferido para outras unidades, na própria região de referência. A partir desta segunda-feira, 11 de junho, os profissionais do Centro de Saúde iniciaram a mudança para outros endereços.

A transferência começou com as equipes Rosa e Azul, que passarão a atender, respectivamente, nos Centros de Saúde San Diego e Oziel, na segunda-feira, dia 18 de junho. As equipes Amarela e Branca permanecem mais alguns dias atendendo no próprio CS São José.

Durante esta semana, em que ainda permanecem estas duas equipes (Amarela e Branca) na unidade e as outras duas (Rosa e Azul) estão em processo de mudança, o atendimento no CS São José será apenas de urgência.

A partir de segunda-feira, dia 18, quando as equipes Rosa e Azul começarem o atendimento nas outras unidades, a Amarela e a Branca voltam a atender normalmente, ainda no CS São José, que também continua a manter o funcionamento da farmácia e da coleta de exames.

Daqui a alguns dias, as equipes Amarela e Branca e os serviços de farmácia e coleta de exames também serão transferidos para outros pontos e o CS São José permanecerá desativado, para início da obra de reforma.

Orientações

A coordenação do CS São José irá disponibilizar um cartaz, no portão, com os endereços das unidades que as equipes estarão, e também no site da Prefeitura de Campinas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones 156 e 160 ou diretamente no CS São José.

A população que utiliza o CS São José está sendo informada das mudanças de endereço de atendimento. Os agentes de saúde e os conselheiros de saúde locais também estão orientando os usuários.

Os profissionais que atuam no CS São José estão acompanhando o processo de reforma desde a fase de projetos. Todos os passos foram discutidos com a comunidade, inclusive a necessidade de atendimento em outros espaços durante o período de reformas.

Como fica o atendimento

A partir de 18 de junho, as consultas de odontologia serão transferidas para os centros de saúde San Diego, São José e Carvalho de Moura e as de ginecologia para o San Diego e Oziel. A vacinação será feita no CS Oziel. Os pacientes que tinham agendamentos previstos para esta semana serão avisados e terão suas consultas reagendadas.

O CS São José é referência para cerca de 30 mil pessoas. Realiza, em média, 900 atendimentos por dia. A reforma da unidade faz parte do Programa Saúde em Ação, parceria entre Prefeitura, Estado e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Balanço de obras

Além do São José, mais oito unidades serão reformadas (Centros de Saúde Costa e Silva, São Quirino, Conceição, Floresta, Ipaussurama, Castelo Branco e Aeroporto e Centro de Atenção Psicossocial- CAPS- Castelo Branco) em Campinas.

O mesmo programa prevê a construção de 13 unidades de saúde, incluindo o CS Santos Dumont, que foi entregue em maio. Outras duas unidades (Centros de Saúde Perseu Leite de Barros e Satélite Íris I) estão em fase final de obras e serão entregues nas próximas semanas. Foram iniciadas as construções do Centros de Saúde DIC VI, Florence e Satélite Íris II, além do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e CAPS do Parque Itália.

No último sábado, 9 de junho, foi assinada a ordem de serviço para início das obras dos Centros de Saúde Nova América e Boa Vista. A construção do CS Esmeraldina foi autorizada e, em breve, será liberado o início dos trabalhos do CS São Cristóvão. Também está prevista a construção do CS Bassoli.

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeito assinou a autorização para início de obras | Crédito: Fernanda Sunega

Prefeito assinou a autorização para início de obras