Campinas recebe oficina do Plano de Desenvolvimento da RMC

11/06/2018 - 16:23

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb), colabora ativamente na elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Campinas (PDUI-RMC).

Como parte dos trabalhos, nesta terça-feira, dia 12 de junho, a partir das 9h30, a diretora do Departamento de Planejamento da Seplurb, Carolina Baracat, participa da Oficina de Trabalho Sub-regional promovida pela Agência Metropolitana de Campinas (AGEMCAMP), no Auditório do Centro de Treinamento da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), que fica na Avenida Brasil, 2.340.

Na ocasião, será apresentado um levantamento dos principais problemas que impactam regionalmente nas Funções Públicas de Interesse Comum – FPICs, priorizadas na preparação do PDUI-RMC.

As oficinas, organizadas de forma sub-regional, reúnem técnicos e entidades dos municípios da RMC, com o objetivo de discutir e esclarecer as causas e as consequentes soluções integradas na elaboração do diagnóstico final.

Os Diagnósticos Preliminares produzidos pela EMPLASA e UNICAMP na Plataforma do PDUI da RMC podem ser consultados via link www.pdui.sp.gov.br/rmc.

Para facilitar os debates e a elaboração do PDUI, os municípios da RMC foram divididos em três sub-regiões. Integram a Sub-Região 1 os municípios de Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Jaguariúna, Pedreira e Santo Antônio de Posse.

A Sub-Região 2 é composta por Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Sumaré. Na Sub-Região 3 estão Campinas, Indaiatuba, Itatiba, Morungaba, Paulínia, Valinhos e Vinhedo.

Serviço:

Data: 12 de junho

Horário: 9h30 às 16h30

Local: Auditório do Centro de Treinamento da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI)

Endereço: Avenida Brasil, 2.340 - Campinas

9h30 – Recepção

10h - Abertura

10h30 - Etapa 1 – Oficinas Temáticas: exposição do tema, levantamento das principais questões regionais e respectivas causas.

Quatro salas, quatro relatorias:

Sala 1 - Diagnósticos Econômico, Sociodemográfico e Territorial.

Sala 2 - Habitação e Vulnerabilidade Social.

Sala 3 - Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Saneamento e Defesa Civil.

Sala 4 - Mobilidade, Transporte e Logística.

12h30 - Almoço

13h30 - Etapa 2 – Discussão Intertemática: apresentação das relatorias temáticas nas salas e apuração do diagnóstico regionalizado.

Duas salas, duas relatorias:

Sala 1 - Interação entre os diagnósticos Econômico, Territorial, Sistema Viário e Transportes, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Defesa Civil, com ênfase nos aspectos econômicos, urbanos e ambientais.

Sala 2 - Interação entre os diagnósticos Sociodemográfico, Habitação e Vulnerabilidade Social, Saneamento, Sistema Viário e Transportes, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Defesa Civil, com ênfase nos aspectos demográficos, habitacionais e infraestruturas.

15h15 - Etapa 3 – Plenária: Apresentação dos Resultados

16h30- Encerramento.